Ad macro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
  
1 – Discuta as diferenças entre PIB e PNB, inserindo em sua resposta os conceitos de poupança externa, balança comercial, e renda enviada e recebida do exterior. Para ilustrar seu ponto de vista,faça um comparativo entre as economias do Brasil e do Japão (1,0 pontos).
Ao incluirmos o setor externo na medida do produto, teremos duas medidas diferenciadas: Produto Interno Bruto (PIB) eProduto Nacional Bruto (PNB). O PIB diz respeito à produção cuja renda é gerada dentro dos limites do território do país. Já o PNB refere-se à produção cuja renda é de propriedade dos residentes do país,independente de essa renda ter sido gerada em outro país. Assim, quando nos referimos ao PIB estamos incluindo a Renda Líquida Enviada ao Exterior (RLEE). A RLEE registra o serviço de fatores deprodução relativos ao resto do mundo, englobando juros, aluguéis, lucros retidos, royalties, entre outros. O conceito de RLEE é usado para as nações que devem ao resto do mundo, que enviam renda ao resto domundo. Caso contrário, usa-se a Renda Líquida Recebida do Exterior.
Portanto, pode escrever: PIB=PNB + RLEE ou PIB=PNB – RLRE
Na mesma medida, sabe-se que a RLEE pode ser escrita como:RLEE=Sext+TU+(X-M)
Ou seja, a RLEE pode ser calculada como a soma da poupança externa mais as transferências unilaterais, mais o saldo da Balança Comercial. Destaca-se que a Poupança externa refere-se ao déficit detransações correntes, ou seja, refere-se à soma dos saldos da balança comercial (BC= X-M), com balanças de serviços e renda (BS) e transferências unilaterais. Já a Balança Comercial corresponde àdiferença entre as exportações e as importações. Nessa medida, a relação entre PIB e PNB poderá ficar como:
PIB=PNB+Sext+TU+(X-M). Assim, o PIB corresponde ao PNB somado com a poupança externa,transferências unilaterais e saldo da Balança Comercial.
No caso do Brasil, a RLEE é historicamente positiva, principalmente em função do pagamento dos juros internacionais relativos à dívida externa....
tracking img