A realidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A realidade é uma necessidade do homem, onde se espera ter domínio dos aspectos da vida e assim alcançar a felicidade, e também nãopodemos nos afastar de alguns valores e princípios implícitos na natureza humana que se fundamentam na dignidade da pessoa. A nossa realidade é o local onde as relações sociais humanas se desenvolvem respeitando os valores que consagramos.
No filme a Origem do autore diretor Christopher Nolan, a realidade é tida em seu significado próprio e específico, indicando o modo de ser das coisas existentes fora da mente humana ou independentemente dela. Demonstrando o oposto de realidade é idealidade, que indica o modo de ser daquilo que está na mente e não pode ser ou ainda não foi incorporado ou atualizado nas coisas.
O homem constrói seus conceitos de realidadee a partir deles exerce no mundo seu domínio, alterando a cada momento a face do planeta. Tornando-se assim construtor do mundo, edificador da realidade. Mas o homem não se sente construtor desta realidade, ao contrário, sente-se submetido à realidade, sendo conduzido por forças naturais e sobre as quais não tem controle nenhum.
Quando o homem constrói sua realidade dá nome a tudo que constrói.Tudo o que existe para o homem possui um nome.
Ele nem sequer se propunha o problema do modo de ser específico das coisas, do tipo de existência que lhes é próprio. Contudo, esse problema está intimamente ligado ao da "existência" das coisas, e só uma resposta a ele (seja ela qual for) pode dar significado à sua solução positiva. Isto porque, se as coisas existem, surge imediatamente a pergunta:qual é o sentido de sua existência? Portanto, deve-se considerar que o problema da realidade é composto por esses dois problemas inseparáveis: o da existência e o do modo de ser específico das coisas.
No livro: O que é realidade? De João Francisco Duarte Júnior, traz um relato que "realidade é como o mundo é", ou "realidade é aquilo como as coisas são". Narra-se que a realidade do rio,construída no mundo humano, tão somente se apresenta assim para o homem. A realidade desvelada pela ciência é uma "realidade de segunda ordem”, ou seja, construída sobre as relações do dia-a-dia que o homem mantém com o mundo. De certa maneira, a realidade da vida cotidiana se impõe a nós com todo o seu peso. A construção da realidade passa pelo sistema linguístico empregado pela comunidade. Nossapercepção do mundo é, fundamentalmente, derivada da linguagem que empregamos. O ser humano move-se, então, num mundo essencialmente simbólico, sendo os símbolos linguísticos os preponderantes na edifi¬cação deste mundo, na construção da realidade. O aspecto social da construção da realidade torna-se mais claro, quando a construção da realidade depende da maneira como o conhecimento é disposto na sociedade,o que fornece a ela uma certa estrutura.
O sistema linguístico, ferramenta básica na criação do mundo humano é um processo importante na construção social da realidade. Através do universo simbólico pode-se explicar quaisquer fatos ocorridos dentro daquela realidade em termos dos significados que este universo provê.
A definição da realidade depende da força material e física de que dispõem osoponentes para a sociedade, na maioria das vezes até mais do que a engenhosidade dos técnicos legitimadores. Uma realidade é quase sempre, na história do mundo, imposta pela força e violência. Trata-se dos intelectuais. Uma revolução se realiza quando, pelo movimento da maioria da sociedade, as transformações nas instituições edificam uma nova realidade. Ameaças mais sérias exigem umamultiplicação dos mecanismos e rituais de conservação crítica da realidade.
A aquisição de conhecimento em funções e de papéis específicos, direta ou indiretamente decorrentes da divisão do traba¬lho e do conhecimento.
Para os indivíduos que, por qualquer motivo, têm a sua realidade subjetiva abalada ou mesmo deses¬truturada, o mais difícil na alternação é sempre a manu¬tenção da nova realidade, já...
tracking img