Acustica no guangzhou opera house – zaha hadid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Guangzhou Opera House – Zaha Hadid

Localizado na China, no centro cultural ao sul na cidade de Guangzhou, a Opera House foi oficialmente inaugurada 25 de fevereiro de 2011. Com área de 70 mil metros2, Zaha Hadid projetou dois edifícios inspirados no rio Pearl, próximo ao local, no formato de seixo rolado.

[pic]

O projeto abriga um auditório em cada prédio e inclui um teatro com 1800lugares, alem de salas de ensaio e instalações auxiliares, como bares, cafés e restaurante. No interior do auditório principal foram usados painéis modulados de gesso reforçados com fibra de vidro, reproduzindo assim a superfície fluida idealizada no projeto arquitetônico realçadas pela iluminação de led.

[pic]

Os edifícios são ecologicamente sustentáveis, com exterior em granito cinza escuro epanos triangulares de vidro texturizado compondo as fachadas. O Guangzhou Opera House ganhou como melhor edifício cultural no RIBA International Awards em 2011.

[pic]

Para a acústica dos ambientes, foi selecionada a empresa Marshall Day Acoustics. Foi feito por eles um rigoroso estudo através de modelo em escala 1:25 e modelos computadorizados.









“O espaço é assimétrico, masapesar da sua forma incomum, a acústica é perfeita; trabalho de Harold Marshall, o veterano em acústica da Nova Zelândia. Curiosamente, ele diz que os estranhos ângulos do auditório de Hadid produzem uma acústica perfeitamente adequada para os dois tipos chineses de opera. “existem muito, muito poucos auditórios assimétricos,” diz Marshall. “Mas assimetria pode ser usada para jogar com o som demaneiras muito satisfatórias; é mais que um desafio configura-los, mas as possibilidades são maiores, e este um tem um som bem equilibrado.

Jonathan Glancey, escritor do The Guardian

[pic]

“O trabalho da Marshall Day Acoustics incluiu prestação de consultoria em isolamento acústico, isolamento de vibrações e ruído de serviços de construção, tendo feito inclusive a avaliação detransferência de vibração da linha ferroviária adjacente. O objetivo desse projeto era obter um ambiente onde som e visão em conjunto, contribuam para a experiência do concerto, (...) evitando erros grosseiros. (...) A meta para o acústico do Opera House foi proporcionar bons níveis de clareza. Isto poderia ser conseguido utilizando um curto tempo de reverberação, o que levaria a uma força mais fraca do som,ou uma vez mais cheio de reverberação, proporcionando níveis elevados de reflexões. As utilizações do auditório incluem apresentações de orquestra, utilizando uma concha de fase e por isso o requisito de um tempo de reverberação mais completa foi reconhecido. Nossas metas do projeto foram estabelecidas com o IR (médio) = 1.6s ocupada e C80 ≥ 2 dB em média em toda a área de estar. O Opera House estáequipado com um sistema de som para performances usando amplificação e material gravado. (...) A análise desta forma começou com a construção de um modelo 3d e ray tracing para verificar caminhos de reflexão iniciais.”

[pic]

“(...) O desenvolvimento do projeto ocorreu em workshops com os arquitetos em Guangzhou. Esquemas iniciais foram desenvolvidos para distribuir energia solar, dentro doauditório, e percebeu-se que a assimetria do salão pode ser uma virtude, liberando superfícies das paredes para proporcionar reflexões. Como comenta Sir Harold "Lembro-me de nossa primeira discussão sobre assimetria e sugerindo as superfícies refletoras da esquerda e da direita, como braços abraçando no palco, dentro da linguagem arquitetônica estabelecida e que se tornou o caráter definidor doespaço em mãos da arquiteta."

[pic]

“Isso levou a uma unanimidade satisfatória do exagero da assimetria e uma boa relação foi estabelecida com a equipe de arquitetos. Isso contribuiu enormemente para a livre troca de ideias. O processo de design para o interior salão tornou-se um encontro de mentes. (...) O trabalho foi iniciado através de um modelo de papel para ilustrar a orientação de...
tracking img