A luta das mulheres pelo direito de voto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Luta das Mulheres Pelo Direito de Voto

Em outubro deste ano as eleitoras brasileiras exercerão o direito de votar nas eleições municipais. Outras tantas, por sua vez, serão candidatas aprefeitas e vereadoras. Contudo, estes direitos somente foram conquistados pelas mulheres com muito empenho e luta, há 80 anos.
Historicamente, mesmo na Grécia, o berço da democracia, as mulheres nãopossuíam direito ao voto. No século XVIII, filósofos iluministas classificavam as mulheres como pessoas dotadas de uma razão inferior ou mesmo como irracionais.
O sufrágio feminino era a principal bandeirafeminista nas primeiras décadas do século XX, que foram marcadas também por diversos acontecimentos revolucionários, a exemplo das lutas do operariado por melhores condições de trabalho, da Semana deArte Moderna e da fundação do Partido Comunista.
A luta pelo voto feminino no Brasil iniciou-se em 1910, quando a professora Deolinda Daltro fundou, no Rio de Janeiro, o Partido RepublicadoFeminino. Porém, manifestações mais contundentes só ocorreram em 1919, quando a bióloga Bertha Lutz fundou a Liga pela Emancipação Intelectual da Mulher.
Há nos registros históricos brasileiros uma mulherque conseguiu o alistamento eleitoral logo após a proclamação da República. Para participar das eleições da nova Assembléia Constituinte, ela invocou a “Lei Saraiva”, promulgada em 1881, que determinavadireito de voto a qualquer cidadão que tivesse uma renda mínima de 2 mil réis.
A primeira mulher eleita deputada federal foi Carlota Pereira de Queirós, que tomou posse em 1934. Em novembro de 1937,houve o fechamento do Legislativo brasileiro, na retomada do processo de democratização, em 1946, nenhuma mulher foi eleita para a Câmara.
Até 1982, o número de mulheres eleitas para o Legislativobrasileiro poderia ser contado nos dedos da mão. Somente com o processo de redemocratização, da Nova República, o número de mulheres começou a aumentar. Foram eleitas 26 deputadas federais em 1986,...
tracking img