Actividade semi presencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE SEMIPRESENCIAL



1) Explique as forças intermoleculares existentes no DNA.




As ligações de hidrogénio, também designadas por pontes de hidrogénio, consistem num tipode interação eletrostática entre moléculas e ocorrem entre moléculas que têm hidrogénio ligado a átomos muito eletronegativos, sobretudo azoto, oxigénio ou flúor. A ligação estabelece-se, devido aofacto de as moléculas serem fortemente polares, quando o átomo de hidrogénio parcialmente positivo de uma molécula é atraído pelo par de eletrões não partilhado (não ligante) do átomo eletronegativo deoutra molécula. As ligações de hidrogénio são tanto mais fortes quanto maior for a polaridade da ligação covalente entre o hidrogénio e o outro elemento




2) Por que o éter dimetílico(CH3OCH3)adicionado à água possui menor temperatura de ebulição que a água adicionada ao metanol?




O éter dimetílico, embora possua a maior massa molar, é o que tem a menor Te (é um gás, àtemperatura ambiente). Tanto o metanol como a água são líquidos, embora tenham massa molar menores. A água, a molécula mais leve da série, tem a maior temperatura de ebulição. Isto porque a água e ometanol interagem via ligação hidrogênio - a mais forte das interações intermoleculares, enquanto que o éter interage via dipolo-dipolo - não possue hidrogênios ligados ao oxigênio. A água possue doishidrogênios ligados ao O - o que explica a sua maior temperatura de ebulição, em relação ao metanol, que possui apenas um. Como vemos, a substituição dos hidrogênios da água por grupos -CH 3 leva acompostos com menor temperatura de ebulição.



3) Dos quase 100 elementos químicos que existem na natureza, apenas 21 fazem parte do corpo humano. Sendo que mais de 60% da massa do nosso corpo é deoxigênio. Quais são os principais átomos existentes no nosso corpo e em qual proporção os principais se encontram?




hidrogênio 60,6%,oxigênio 25,7%, Carbono 10,7%, e nitrogênio 2,4%...
tracking img