Acoplamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Acoplamentos


São elementos de transmissão de máquinas com objetivo de unir eixos (extremidades) de equipamentos distintos transmitindo força através do movimento de rotação. Os acoplamentos também absorvem desalinhamentos entre os eixos; absorvem, parcialmente, choques em uma das extremidades; amortecem as vibrações torcionais e ainda protegem máquinas e equipamentos de sobrecargafuncionando como fusível.

Exemplo :
[pic]

Quanto à classificação os acoplamentos podem ser fixos, móveis e elásticos.


1.1 Acoplamentos rígidos (fixos)

Esses acoplamentos são fabricados de acordo com a norma DIN 115 e 116, em ferro fundido cinzento e nodular. São os menores tipos de construção de todos acoplamentos desengatáveis, adaptam-se particularmente bem a união de pontas deeixos com engrenagens, polias ou flanges de manivela, eles não possuem qualquer flexibilidade, são torcionalmente rígidos, não absorvem choque e vibrações. Também não admitem qualquer tipo de desalinhamento e ainda, por serem rígidos, são especialmente destinados às aplicações com total necessidade de sincronismo torcional ou reversões constantes de carga.


Alguns tipos de acoplamentos fixos.(Ver anexo)





1.1.1 Acoplamento rígido com flanges parafusadas

Esse tipo de acoplamento é utilizado quando se pretende conectar árvores, e é próprio para a transmissão de grande potência em baixa velocidade.

[pic]



1.1.2 Acoplamento com luva de compressão ou de aperto

Esse tipo de luva facilita a manutenção de máquinas e equipamentos, com avantagem de não interferir no posicionamento das árvores, podendo ser montado e removido sem problemas de alinhamento.

[pic]


1.1.3 Acoplamento de discos ou pratos

Empregado na transmissão de grandes potências em casos especiais, como, por exemplo, nas árvores de turbinas. As superfícies de contato nesse tipo de acoplamento podem ser lisas ou dentadas.
[pic]


2. Acoplamentosmóveis (flexíveis)


São empregados para permitir o jogo longitudinal das árvores. Esses acoplamentos transmitem força e movimento somente quando acionados, isto é, obedecem a um comando. Os acoplamentos móveis podem ser: de garras ou dentes, e a rotação é transmitida por meio do encaixe das garras ou de dentes.



1.2.1 Acoplamentos flexíveis, torcionalmente rígidosGeralmente, são usados em aventais e caixas de engrenagens de máquinas-ferramenta convencionais. Estes acoplamentos são denominados flexíveis devido sua mobilidade, porém não possuem os mesmos requisitos que os acoplamentos elásticos; possuem o mesmo comportamento dos acoplamentos rígidos, no que diz a respeito a choque e vibrações torcionais; diferenciando por sua flexibilidades radial, axial e angularobtida entre os cubos do acoplamento, que permitem compensar pequenos desalinhamentos entre os eixos das máquinas e evitar quebras prematuras.
São acoplamentos cuja transmissão do momento de torção se realiza através do dentado interno e externo. A combinação das duas articulações confere a capacidade de compensar desalinhamento inevitável, na instalação das máquinas rígidas acopladas. Sãodestinadas as aplicações com necessidade de sincronismo torcional ou reversões constantes em carga por serem torcionalmente rígidos.


[pic]


1.3 Acoplamentos elásticos


1.3.1 Acoplamentos flexíveis, torcionalmente elásticos.

Denominados de acoplamentos elásticos, são constituídos de duas partes metálicas e um elemento de material não metálico (borracha, poliuretano ou outromaterial sintético) entre elas.
Estes acoplamentos diferenciam dos acoplamentos tradicionais rígidos em dois pontos: elasticidade torcional e flexibilidade elástica. Esses elementos tornam mais suave a transmissão do movimento em árvores que tenham movimentos bruscos, e permitem o funcionamento do conjunto com desalinhamento paralelo, angular e axial entre as árvores.
[pic]

Os acoplamentos...
tracking img