Acontabilidade e o contador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTABEIS














CONTEXTO EMPRESARIAL
A CONTABILIDADE E O CONTADOR


















JI-PARANÁ,
2011





AMENAIDE F.SILVA

LUZIA SOLANGE S.NASCIMENTO

SIMONE M.FARIA

VALÉRIA P.SALTÃO











CONTEXTO EMPREARIAL
A CONTABILIDADE E O CONTADORTrabalho apresentado ao Curso CIÊNCIAS CONTABEISda UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Contabilidade Básica,Direito, Administração e Matemática,].






Ji-Paraná

2011










SUMÁRIO



INTRODUÇÃO 2
RELATÓRIO DE ENTREVISTA 3
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 9







































INTRODUÇÃOAs atividades empresariais tem se expandido de maneira bem acentuada, principalmente em países com intenso processo de industrialização. Dessa forma é grande o número de agentes que gostariam de obter informações mais claras a respeito do andamento das empresas. Mas, é a minoria que tem conhecimento do verdadeiro papel das práticas contábeis.
Nos dias de hoje, são poucos que têmconhecimento do real papel das atividades contábeis e quais são os seus objetivos dentro de uma empresa. Muitos empresários deixam tudo a mercê dos contadores. Isto se torna improdutivo, pois os dirigentes administrativos necessitam ter uma relação mais estreita com o profissional para receberem informações e dados corretos que contribuem para uma tomada de decisão eficiente.
Este trabalho temcomo objetivo ter uma visão empresarial mais ampla e reconhecer os diversos enfoques da atuação do profissional da área contábil.
Para isso, nos foi proposta uma pesquisa de campo, onde entrevistamos um dos responsáveis por uma empresa de Ji-Paraná RO, também optamos por uma investigação bibliográfica para abranger nossos conhecimentos sobre o tema.RELATÓRIO DE ENTREVISTA




No dia 27 de outubro de 2011 realizamos uma entrevista em uma indústria de Ji-Paraná que trabalha no ramo de pedra, areia e cascalho com a intenção de adquirir informações para montar um relatório que nos foi proposto pelo Curso de Graduação em Ciências Contábeis. Esta investigação teve duração de duas horas, onde, envolveu diversas questões relacionadasao processo de contabilidade da empresa.
Fomos recebidos, cordialmente, pelo diretor que no primeiro momento nos mostrou a estrutura física da empresa e em seguida nos levou até a sua sala para responde as perguntas previamente organizadas pelo nosso grupo.
Ele relatou que tem um contador dentro da empresa e que isto facilitava a comunicação entre este e a diretoria. Dessa forma,entendemos que a contabilidade é interna. Segundo Nunes (2006) este tipo de contabilidade
Registra as operações internas e visa o apuramento de resultados não globais, isto é, por produto, por departamento etc.(fornece o custo de cada produto ou serviço produzido pela empresa; permite a criação de centros de custos dentro da própria empresa; possibilita estudos de rentabilidade interna;auxilia a gestão no controle de tomadas de decisões).
Portanto através da contabilidade interna há possibilidade de relacionamento entre vários setores da empresa.
Em relação as normas legais da escrituração contábil a sua obrigatoriedade está expressa no Código Civil Brasileiro - Lei 10.406/2002, a partir do artigo 1.179:
Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária sãoobrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.


§ 2º É dispensado das exigências deste artigo o pequeno empresário a que se refere o art. 970.( PORTAL DE CONTABILIDADE).
Quanto ao processo de...
tracking img