Citologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Composição química da célula:
Na composição química das células são encontrados, compostos orgânicos e inorgânicos. Compostos inorgânicos: são formados por moléculas pequenas, naturamente encontradas no mundo não vivo. Ex: água e sais minerais.Compostos orgânicos: formados por moléculas complexas, construídas por extensas cadeias de átomos de carbono sendo naturalmente sintetizados pelo organismo vivos. Ex: carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucleicos, etc. Principais compostos orgânicos e inorgânicos encontrados nas células:
1.1 ÁGUA
Representa em média 70 a 80% da composiçãoquímica celular. Desempenha uma série de funções ou atividades nos organismo vivos:
-Atua como solvente universal, funcionando, portanto, como dispersante de inúmeros compostos orgânicos e inorgânicos;
-É indispensável para atividade metabólica, sendo que as reações químicas se processam em meio aquoso;
-Atua no mecanismo de manutenção de temperatura do corpo do organismo vivo(calor);
-Serve comomeio de transporte de moléculas na célula;
-Pode ter ação lubrificante(Ex: articulações ósseas);
-Fundamental no processo da fotossíntese realizados pelas plantas e algas.

A taxa de água varia com:
1 Atividade metabólica:
Célula nervosa: 78% de água. Célula óssea: 40% de água.
2 Idade no organismo:
Feto de 3 meses: 94% de água. Recém-nascido: 70% de água. Adulto: 65% de água.1.1 SAIS MINERAIS
São fundamentais para a matéria viva, sendo encontrados sob duas formas: insolúvel e solúvel. Na forma insolúvel acham-se imobilizados como componentes de esqueletos, carapaças e membranas de revestimento. Na forma solúvel, encontram-se dissolvidos em água em forma de íons. É neste aspecto que os sais minerais desempenham várias funções importantes como:
ÍON FOSFATO:encontrado no sangue e nos líquidos intercelulares. Participa na constituição do esqueleto e de moléculas como ácidos nucléicos(DNA e RNA) e ATP(molécula armazenadora de energia para atividade celular).
ÍON CÁLCIO: encontra-se circulando no sangue, linfa e líquidos intercelulares. Tem importância nos processos de coagulação sanguínea e de contração. No tecido ósseo, os íons cálcio combinados como fosfato e o carbono se cristalizam, sendo, portanto, importantes na formação do esqueleto.
ÍON CLORO: circula principalmente no sangue e líquido intercelular, é encontrado em concentração baixa dentro das células. Na forma de ácido clorídrico(HCl), é um dos componentes do suco gástrico.
ÍON SÓDIO: Juntamente com o íon cloro regula a pressão osmótica das células.
ÍON POTÁSSIO: encontra-sepredominante no interior das células. Os íons potássio e sódio estão relacionados com os fenômenos de condução dos impulsos nervosos nas células nervosas.
ÍON FERRO: componente da hemoglobina(pigmento que transporta o oxigênio).
1.2 Carboidratos
Carboidratos, glicídios, açucares ou ainda hidratos de carbono, são compostos orgânicos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio. Possuem sempre umgrupo aldeíco ou um grupo cetona com muitas hidroxilas(OH).
Servem principalmente como fonte de energia para as células dos seres vivos, mas também possuem função estrutural, participando da formação de membranas celulares.
Podem também ser encontrados associados a outras substancias, proteínas e ácidos nucleicos.
Os vegetais sintetizam tdos os carboidratos que necessitam, graças ao fenômenofotossintético , Os animais não conseguem sintetizá-los, dependendo direta ou indiretamente dos vegetais para obtê-los. Os carboidratos de importância biológica podem ser classificados em:
Monossacarídios- São carboidratos mais simples, que não podem sofrer hidrólise. EX:
-Glicose: é o mais comum dos carboidratos. Encontra-se no mel e frutos diversos. Tem função energética.
-Frutose: possui a...
tracking img