Aconselhamento psicologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O PROCESSO DE ACONSELHAMENTO
CAP. 1 ALGUMAS PERSPECTIVAS SOBRE AJUDA EFETIVA

As pessoas buscam serviçoes profissionais de psicólogos, psiquiatras etc qdo suas capacidades para responder as demandas da vida estão esgotadas.
Objetivo do aconselhamento: é capacitar o clientes a dominar situações da vida, fazer atividades que produza crescimento e tomar decisões eficazes.
Este aconselhamentoenfoca problemas cognitivos e afetivos.
Modelo de ajuda de três fases:
* Primeira enfatiza a qualidade da relação do aconselhamento e baseia-se nos trabalhos de Carl Rogers.
* Segunda fase do aconselhamento concentra em ajudar o clientes a adquirir compreensões mais profundas do próprio eu.
* Terceira envolve o planejamento da ação.
Preceitos fundamentais da ajuda efetiva
Primeiropreceito – compreensão: o conselheiro deve ter uma compreensão total do comportamento humano e ser capaz de aplica-la a problemas ou circunstancias de cada cliente.
Diagnostico, hipóteses e criticas são inevitáveis no trabalho do conselheiro. O processo de diagnostico tem duas fases: 1ª descrever padrões significativos de comportamento ou experiência afetiva e 2ª fornecer explicações causais paraesses padrões.
Perigos do diagnostico e levantamento de hipóteses é rotular o clientes, colocando em categorias, o estereotipando prejudicando a percepção do conselheiro.
Segundo preceito – mudança no clientes: ajudar o clientes a operar algum tipo de mudança que ele julga satisfatória.
Produzir algum tipo de mudança para o crescimento do clientes é o resultado final pretendido, a mudança reale duradoura é qdo o clientes desenvolve percepções sobre si, pessoas significativas e sobre a vida.
Terceiro preceito – qualidade da relação: é importante para propiciar um clima para o crescimento (confiança, respeito, empatia, compreensão etc.).
Quarto preceito – um processo seqüencial: em movimento a resultados identificáveis. Tem um começo meio e fim.
Quinto preceito – auto-revelação eautoconfrontação: que é facilitada pelo conselheiro. Na comunicação o cliente deve revelar informações pessoais, revelando sentimentos e pensamentos. Autoconfrontação consiste em examinar sob uma perspectiva ampla possibilitando o desenvolvimento.
Sexto preceito – uma intensa experiência de trabalho: para os participantes. Escutar atento, absorção de informação, clarificação da mensagems elevantamento de hipóteses requerem muita energia.
Sétimo preceito – conduta ética: agir de modo ético, respeitar o direito do cliente, privacidade sigilo, ser preparado profissionalmente.
Os conselheiros eficientes inspiram sentimentos de segurança, credibilidade e confiança nas pessoas a quem ajudam, são capazes de introversão e extroversão, transmitem interesse e respeito, gostam de si msms,respeitam-se, não usa as pessoas p satisfazer suas necessidades, tem conhecimentos específicos.
CAP. 2
ACONSELHAMENTO COMO PROCESSO
Aconselhamento: conselho, opinião ou instrução dada para dirigir o julgamento ou conduta de outro, ajudar as pessoas a clarificarem seus próprios objetivos, e construírem planos de ação, “facilitador do crescimento pessoal”.
Aconselhamento processo interativo, relação entreconselheiro e cliente, mudanças nas áreas do comportamento, construtos pessoais (autoconceito passa a julgar-se competente, amável e merecedora), conhecimento e habilidades para tomada de decisão.
Aconselhamento pode afetar sentimentos, valores, atitudes, pensamentos e ações.
Compreensão e domínio da ansiedade: um dos objetivos do aconselhamento é ajudar as pessoas a compreenderem suasansiedades e reduzirem a ansiedade debilitadora.
Ansiedade real, medo do perigo real, ansiedade moral medo de fazer algo que seja moralmente errada, ansiedade neurótica medo de perigo ou humilhações imaginarias
FASES DO PROCESSO DE ACONSELHAMENTO
Processo é uma sequencia identificável de acontecimentos num determinado tempo, existem fases iguais do desenvolvimento, ou seja, é igual para todos, mais...
tracking img