Aconselhamento psicologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

Aconselhamento Psicológico – Prof. Gislaine Monazi

*Um Serviço de Plantão Psicológico em Instituição Judiciária: Ilustração Prático-Teórica*


Ariane Vaz Godinho – 565416-5
Marina Baroni Borghi - 268344-0
Miriam de Jesus - 269245-7
Pamela Dias Ambrósio - 268342-3
Paula P. Nascimento- 421714-4
Tânia K. Cabral – 270093-0
Yara Giambona - 268982-0

Araraquara
Outubro de 2011
*Um Serviço de Plantão Psicológico em Instituição Judiciária: Ilustração Prático-Teórica*

Este texto tem por objetivo relatar a criação do Serviço de Plantão Psicológico, que é por sua vez a integração das atividades promovidas e desenvolvidas pelo SAP (Serviço de Aconselhamento Psicológico) doIPUSP (Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo).
Este projeto foi desenvolvido por um grupo de pessoas entre 1995 e 1997 em uma instituição publica do poder judiciário. Dessa forma, segundo os autores do texto, relatar este trabalho é como “costurar uma colcha de retalhos” composta de experiências singulares.

Origem e criação:
Em agosto de 1995, este trabalho foi proposto,como um estágio extracurricular aos alunos no 5º ano de Psicologia do IPUSP – alunos da disciplina de Aconselhamento Centrado na Pessoa – pela chefe do Serviço Médico de uma instituição pública judiciária. A escolha pelo serviço de Plantão Psicológico ocorreu devido aos altos índices de suicídio e alcoolismo da clientela dessa instituição: funcionários e seus dependentes.
Para os alunos, estetrabalho surgiu como uma possibilidade de integração entre teoria e prática, em uma atmosfera que mesclava oportunidade e responsabilidade dos mesmos. Responsabilidade esta - de cuidar da estrutura do plantão - que no SAP era dos docentes e técnicos, foi depositada nos próprios estagiários.
Os alunos partiram do modelo e da organização de Plantão do SAP e determinaram um período de quatro horassemanais, durante o qual um plantonista ficava aguardando quem procurasse o Serviço, sabendo que este encontro com o cliente poderia ser único ou contar com alguns retornos em outros horários.
` A perspectiva inicial do trabalho a que os estagiários se propuseram foi a de oferecer atendimento psicológico no momento da emergência da busca do cliente; esclarecer a demanda; e resgatar com o cliente o seudesejo de querer ou não o encaminhamento para psicoterapia. Para indicações, contaram como cadastro do SAP de instituições e de profissionais.
Implantação:
Segundos os autores do texto, as principais dificuldades no início da implantação do serviço foram, a falta de procura pelo mesmo, as indagações sobre a mudança de estagiário a cada Plantão, bem como os questionamentos dos funcionáriosquanto à capacidade que os alunos da graduação teriam ou não de realizar os atendimentos. Outra dificuldade presente era em compreender a proposta do Plantão, e qual era a diferença entre este serviço e a psicoterapia.
Frente a essas dificuldades, os estagiários apenas puderam efetivar este serviço através de horas dedicadas pelos supervisores a um trabalho apoiado na valorização e no exercício daSupervisão Centrada no estágio, sendo esta uma ocasião facilitadora do processo de aprendizagem e uma referência para os alunos sobre a prática profissional. Prática esta que é uma possibilidade de atendimento psicológico no momento em que o cliente precisa e busca ajuda, sem agendamento prévio ou triagem, diferenciando-se assim da psicoterapia convencional. Sendo assim, é a modalidade deatendimento mais adequada ao contexto institucional, pois viabiliza o atendimento de um número expressivo de pessoas sem gerar lista de espera e nem grandes custos à instituição.
De acordo com os autores, a proposta do Plantão não era a de oferecer soluções específicas para trabalhar um ou outro problemas, mas sim de facilitar que a pessoa se apropriasse da situação que estivesse vivenciando...
tracking img