Acnes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ACNE

Acne é uma desordem inflamatória da pele. Trata-se de uma das afecções de pele mais freqüentes, ocasionando o surgimento de lesões popularmente conhecidas por cravos e espinhas.

As lesões surgem devido à obstrução do folículo pilossebáceo (unidade da pele formada por um pêlo e por uma glândula sebácea). A obstrução pode ser causada pelos seguintes fatores: aumento da produção esecreção sebácea, hiperqueratinização com obstrução do folículo pilossebáceo, proliferação de microorganismos (bactérias) e por reação inflamatória local.

A acne é mais freqüente na puberdade (14 aos 19 anos). Na puberdade ocorre um aumento repentino dos hormônios sexuais (androgênicos). Esses hormônios regulam a produção do sebo pelas glândulas sebáceas, e quando estão em um nível elevado provocamlesões como: comedões (cravos), pápulas, pústulas e nas formas mais graves, abscessos, cistos e cicatrizes.

As lesões acometem homens e mulheres em todas as raças. Observa-se menor intensidade nas raças negra e oriental. Os locais mais propensos para o surgimento de lesões são: rosto, costas, peito e ombros (áreas ricas em glândulas sebáceas).
Geralmente o problema se resolve no fim daadolescência, mas em alguns casos pode persistir. Algumas mulheres que possuem distúrbios hormonais podem ter acne na idade adulta. Nesses casos é prudente procurar um ginecologista para corrigir essas alterações e obter melhora das lesões.

Acredita-se que a acne é uma doença de tendência hereditária ou predisposição genética. Se ambos os pais tiveram manifestações de acne, a chance do filho a ter acne é de50%.

Manifestações Clínicas

Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea (sebo) associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilossebáceo. Esta situação favorece a proliferação do Propionibacterium acnes, microorganismo comumente envolvido que provoca a inflamação característica das espinhas.

Os poros bloqueados podem ou não se infeccionar. Quandoinfeccionados apresentam de bolhas de pus. Caso não infeccionem dão origem aos comedões (cravos). Os comedões podem ser abertos (cravos pretos) ou fechados (cravos brancos).

Jamais se deve coçar ou espremer as lesões, o que piora a infecção e além de trazer manchas e cicatrizes indesejadas.

Tipos de Acne

Existem 5 tipos de acne:

a) Acne Comedônica Grau 1: forma que predominam os cravos(comedões), tanto os brancos quanto os pretos. Podem existir raras pápulas ou pústulas;

b) Acne Pápulo-Pustulosa Grau 2: apresenta as pápulas (bolinhas vermelhas) e pústulas (bolinhas amarelas de pus), além dos comedões;

c) Acne Nódulo-Cística Grau 3: quando existem as espinhas internas e os nódulos inflamatórios (cistos);

d) Acne Congoblata Grau 4: nódulos e abscessos que seintercomunicam formando canais que drenam pus e deixam cicatrizes;

e) Acne Fulminans Grau 5: quadro grave em que há comprometimento sistêmico (febre, dores nas articulações e leucocitose). Essa forma é extremamente rara.



Consequências da Acne

A acne pode causar cicatrizes, dependendo do grau das lesões. Porém as conseqüências psicológicas são mais relevantes do que as possíveis cicatrizes.

Ofator emocional do adolescente é extremamene importante e jamais deve ser subestimado. A redução da auto-estima aliada a insegurança, muito comum nessa fase, contribuem para o isolamento por medo da não-aceitação pelos colegas. Na tentativa de evitar brincadeiras e apelidos alguns se fecham para o mundo.

A mudança causada pela acne faz com que o adolescente se sinta fora dos padrões de beleza,evitando o convívio social. O isolamento torna-se altamente prejudicial para amadurecimento psicológico e emocional, e ainda para a construção das relações sociais, fundamentais nessa fase.

Quando necessário deve ser fornecido o suporte psicológico. Em casos mais graves a insegurança pode contribuir para uma futura depressão. A adolescência é uma das fases mais lindas e especiais de...
tracking img