Acne vulgar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ACNE VULGAR

O primeiro fator é a queratização anômala do infundíbulo folicular, que produz a obstrução do orifício folicular e a formação do cômedo. Este no início é o microcômedo, invisível clinicamente, constituído por corneócitos (céls queratinizadas) acumuladas no infundíbulo. O aumento contínuo dos corneócitos determina a formação do cômedo fechado ou cravo branco, lesão esférica,similar ao milium, com um orifício central dificilmente visível.
A hipersecreção sebácea é o segundo fator para o desenvolvimento da acne associada a hiperqueratose folicular. O acúmulo de corneócitos e de sebo, ocasiona a formação do cômedo aberto ou cravo preto, com cor escura da extremidade por oxidação da queratina.
O desenvolvimento das glândulas sebáceas ocorre na puberdade pela ação deandrógenos, especialmente testosterona e seus derivados. A hipertrofia e a hipersecreção sebácea, ocorrem pela ação periférica do andrógeno, por fatores genéticos ou constitucionais. Já foi demonstrado que a pele acneica tem a capacidade de transformar a testosterona em de-hidrotestosterona, que é o hormônio ativo, em taxa superior a pele normal. A administração de estrógenos em altas doses pode diminuira atividades das glândulas sebáceas. Os antiandrógenos, como a ciproterona, que bloqueiam os receptores andrógenos da glândula sebácea, melhoram a acne. A isotretinoína, droga eletiva atual, para a cura da acne, tem ação direta inibindo a hipertrofia sebácea e a queratinização folicular.
As bactérias participam na patogênese da acne. Na porção profunda do folículo sebáceo é encontrado constantee abundantemente o Propionibacterium acnes, e em menor número o P. granulosum e raramente o P. parvum. Com a retenção sebácea esses microorganismos proliferam e hidrolisam os triglicérides do sebo, liberando ácidos graxos que são irritantes e lesam a parede folicular. Inicia-se assim um processo inflamatório com a formação de anticorpos e participação de linfócitos, neutrófilos, macrófagos elinfoquinas. Na porção superficial do folículo habitam o Staphylococcus epidermidis e outros micrococos que produzem lípases que irão contribuir no agravamento do quadro.
Fatores emocionais podem atuar como agravantes na acne, pela ação do córtex cerebral sobre o sistema neuro-endócrino estimulando a formação de andrógenos. No período menstrual pode ocorrer também um agravamento da acne. Em relaçãoa alimentos existe um conceito popular, que alguns alimentos agravam a acne, ex. chocolate, e alimentos gordurosos. A influência alimentar na evolução da acne é raramente observada, ainda que seja conceito difundido entre leigos.
O quadro clínico da acne vulgar é polimorfo, caracterizado por cômedos, pápulas, pústulas, nódulos e abscessos localizados na face, ombros, e porção superior do tórax,geralmente associado a seborréia. Consoante o número e tipo de lesões definem-se as formas clínicas ou graus da acne vulgar. Classifica-se a acne em não inflamatória, quando apresenta somente cômedos, sem sinais inflamatórios ou acne inflamatória, que consoante o número, intensidade, e características das lesões, que compreende várias formas clínicas.
* Acne não inflamatória
Acne comedônica---------------------------------Grau I
* Acne inflamatória
Acne pápulo-pustulosa --------------------------Grau II
Acne nódulo-abcedente -------------------------Grau III
Acne conglobada ----------------------------------Grau IV
Acne fulminante ------------------------------------Grau V

TRATAMENTO

TERAPIA TÓPICA:
Na acne comedônica: o tratamento tópico é eletivo. A primeiraindicação é a tretinoína, na concentração de 0,05%, aplicada à noite após limpeza e retirada pela manhã. Quando pelo uso diário ocorrer irritação espaçar as aplicações. Evitar a exposição ao sol durante o tratamento, porque a tretinoína deixa a pele mais sensível. Eventualmente quando for programado uma exposição ao sol, deixar de passar a tretinoína na noite anterior. A tretinoína atualmente está...
tracking img