Seminario final de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
DIRETORIA ACADÊMICA
PEDAGOGIA

TCC
DESENVOLVIMENTO

PIRAQUARA
2010
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
DIRETORIA ACADÊMICA
PEDAGOGIA

JORGE LUIZ RUHRER RU: 178597

TCC
DESENVOLVIMENTO

PIRAQUARA
2010
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................04DESENVOLVIMENTO....................................................................................05
CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................08
REFERÊNCIAS...............................................................................................09

RESGATE DOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS.

Observa-se cada vez mais que o contato das criançascom jogos, brincadeiras e brinquedos tradicionais, vem perdendo espaço para equipamentos de alta tecnologia, entre esses se destacam: vídeo game, computadores, televisores e brinquedos de controle remoto. Tendo em vista a importância dos brinquedos e brincadeiras populares no desenvolvimento das potencialidades das crianças e na preservação da identidade e cultura da comunidade. A EscolaMunicipal Olga Ribas Martins instituiu o Recreio Lúdico (atividades desenvolvidas durante o intervalo de aulas que visa à vivência e exploração do lúdico). Uma das propostas para o Recreio Lúdico é o projeto “Brincadeiras do Passado”, cujo objetivo central é resgatar antigos brinquedos e brincadeiras populares junto aos pais ou responsáveis e familiares. Essas atividades são desenvolvidas para umapopulação de 338 crianças de 1º à 4º séries do ensino fundamental, duas a três vezes por semana, durante o recreio, o qual tem a duração de vinte minutos para cada ciclo. Como resultado, observamos a participação cada vez mais intensa dos alunos conforme vai ocorrendo o desenvolvimento da programação. Outra observação diz respeito ao comportamento mais cooperativo e menos competitivo entre os alunos,aceitando as limitações dos colegas.

As brincadeiras e brinquedos tradicionais são considerados como parte da cultura, sendo transmitidos de geração para geração principalmente através da oralidade. Muitos desses brinquedos e brincadeiras preservam sua estrutura inicial, outras se modificam, recebendo novos conteúdos. No entanto, observa-se cada vez mais que o contato das crianças combrinquedos e brincadeiras tradicionais vem perdendo espaço para equipamentos de alta tecnologia, entre esses se destaca: vídeo game, computadores, televisores e brinquedos de controle remoto.
A brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escola desde a educação infantil para que o aluno possa se colocar e se expressar através de atividades lúdicas –considerando-se como lúdicas as brincadeiras, os jogos, a música, a arte, a expressão corporal, ou seja, atividades que mantenham a espontaneidade das crianças.
A argumentação é da professora de pós-graduação, educadora e escritora Adriana Friedmann. “As brincadeiras são linguagens não verbais, nas quais a criança expressa e passa mensagens, mostrando como ela interpreta e enxerga o mundo”, afirmaAdriana, o professor, de maneira geral, não está preparado para lidar com a presença das brincadeiras dentro da escola. Para ela, neste momento, o processo de formação do educador não oferece uma orientação pedagógica para essa consciência de que a criança precisa se colocar no mundo através da linguagem dela. “A criança fala de forma mais espontânea, enquanto o professor tem muito medo de perdero controle. Ele acha que se não ensinar algo específico, não controlará os estudantes. Mas as atividades lúdicas revelam e apóiam o desenvolvimento do aluno. O professor precisa tomar conhecimento disso e não exercer uma pressão que ignore a fase do faz-de-conta, do brincar e dançar. Normalmente, são atribuídas responsabilidades muito precoces aos alunos. Assumir as brincadeiras na escola é...
tracking img