Acne questionario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PREVALÊNCIA E CONHECIMENTO BÁSICO SOBRE ACNE EM ADOLESCENTES

PREVALENCE AND BASIC KNOWLEDGE ABOUT ACNE ON TEENAGERS BETWEEN

1Clarissa Miguel Brito Pinto, Patrícia Braz Scarpa de Paula Santos2

1Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia da Universidade Gama Filho – São Paulo – SP

2Enfermeira,sanitarista, especialização em saúde publica e saúde da família
Endereço paracorrespondência: Clarissa Miguel Brito Pinto, Rua Francisco Gomes Pinto, nº 7, Jardim Colina Itanhandu MG. CEP: 37464.000; Tel.: (35)9173-7977. E-mail:clajuliaflavia@hotmail.com

RESUMO
A acne é uma doença crônica, multifatorial que afeta adolescentes. A presente pesquisa tem por objetivo identificar a prevalência e o conhecimento básico entre adolescentes, de 12 a 19 anos, da rede estadual deensino, no município de Itanhandu, Minas Gerais. Foram aplicados 274 questionários, o que corresponde a 16% da população em questão, através dos quais se pode perceber que a prevalência é de 80%, estando condizente com os dados para adolescentes em países ocidentais como mostra a literatura. Os questionários aplicados foram submetidos à análise estatística e apontaram que a população em estudoapresenta um nível básico de conhecimento sobre acne vulgar em relação principalmente ao melhor profissional capacitado a trata-la, ao uso do protetor solar e a relação entra acne e alimentação.
Palavra-chave: acne vulgar, adolescente, conhecimento e prevalência.

ABSTRACT
Acne isa chronic,multifactorialaffectingadolescents.This researchaims to identifythe prevalenceand basic knowledgeamongadolescentsfrom 12 to19 years, thestate schoolsin the municipality ofItanhandu, MinasGerais.274questionnaireswere applied, which corresponds to 16% of the population in question, by whichwe can seethat the prevalenceis 80%, being consistent withthe data foradolescents inWestern countriesas shown in theliterature. Thequestionnaires weresubjectedto statistical analysis andshowedthat the populationunderstudy presentsabasic levelof knowledge aboutacne vulgarisin relationmainly to theprofessionalbestqualified totreat it, the use ofsunscreenand theRelation ofacne and food.
Key Word: acne vulgaris, teenager, knowledge and prevalence.

INTRODUÇÃO
A acne vulgar é uma doença crônica [1,2],do folículo pilossebáceos, que são unidades compostas por uma glândula sebácea bem desenvolvida e um pelorudimentar. É uma doença que afeta principalmente a região da face, costas, peito e ombros, onde as glândulas sebáceas são maiores e mais numerosas [3].
A acne vulgar é uma patologia com causas multifatoriais, sendo que o aumento dos hormônios na puberdade influencia em outros fatores, ou seja: as lesões localizam-se na unidade pilossebácea e o aumento dos hormônios, principalmente os andrógenos, estimulaa hiperplasia das glândulas sebáceas, que passam a produzir uma maior quantidade de sebo, esse associado a células mortas da camada mais externa da pele, obstruindo a saída do folículo pilossebáceo, impedindo sua saída, facilitando a infecção pela bactéria propionibacterium acnes(P.acnes). [4]
A prevalência da acne varia entre 35% e 90% nos adolescentes. No ocidente, é de 79 a 95% dosadolescentes [5]. Sendo que em homens, devido a influência androgênica, a incidência é maior que em mulheres. [6]
No Brasil, a acne vulgar é a dermatose mais freqüente nos ambulatórios dermatológicos constituindo-se em um problema de saúde pública [3].
O valor genético exerce grande influência na origem, no curso e na gravidade da acne, influenciando no controle hormonal, na hiperqueratinização foliculare na secreção sebácea, porém não interfere na ocorrência de infecção bacteriana [7].
A relação entre o desenvolvimento de acne e a alimentação ainda não é clara [3] porém, com intuito de detectar a influência do padrão alimentar sobre a acne vulgar; há uma tendência da comunidade científica em testar hábitos alimentares de povos não ocidentalizados, que, sabiamente, não têm acne[5].
Um...
tracking img