Acidos poliproticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Ácidos polipróticos são aqueles que apresentam mais de um hidrogénio ionizável. A ionização ocorre por etapas, ou seja, o ácido cede um protão (H+) por vez.
Exemplo:

O primeiro protão sai com mais facilidade do que o segundo, pois este é retirado de um ião negativo, portanto é necessário dominar a atracção eléctrica entre o protão e o anião. Logo, podemos dizer que, H2SO4 éum ácido mais forte que .















Desenvolvimento

Ácidos polipróticos e seus sais:
Em solução aquosa, ácidos como HCI ou HNO3, dizem-se monopróticos, pois só podem ceder um ião H+ por molécula; bases, como NH3, denominam – se, analogamente, monopróticas porque podem captar só um ião H+ por molécula.
Ácidos como H2SO4 e H2S dizem – se dipróticos, por poderem ceder doisiões H+ por molécula. Os ácidos polipróticos ionizam – se, ou dissociam – se, escalonadamente (em forma de escala) ou por etapas sucessivas. Para o ácido fosfórico, H3PO4, um ácido triprótrico, temos as seguintes etapas:
1.ª Protólise: H3PO4+H2O H2PO4- + H3O+
2.ª Protólise: H2PO4- + H2O HPO4-2 + H3O+
3.ª Protólise: HPO4-2 + H2O PO4-3 + H3O+
O.B.S: protólise é umareacção de um ácido ou de uma base como solvente.
No entanto, estas dissociações não decorrem todas com a mesma extensão, porque os ácidos H3PO4, H2PO4-, HPO4-2 vão sendo cada vez mais fracos, o que se compreende, pois em cada etapa vai sendo mais difícil a perda do ião H+, porque aumenta a carga (negativa) dos aniões.
Assim, numa solução aquosa haverá menos iões PO4-3 do que HPO4-2 e destes menos doque H2PO4-.
De modo análogo, algumas bases (como PO4-3 e S-2) também são polipróticas. Por exemplo:
1.ª Protólise: PO4-3 +H2O HPO4-2 + HO-
2.ª Protólise: HPO4-2 +H2O H2PO4- + HO-
3.ª Protólise: H2PO4- +H2O H3PO4 + HO-




Deve-se, também, ressaltar que pelo facto de certas substâncias químicas possuírem hidrogénio nem sempre permite concluir que se trata de um ácido.Há partículas com hidrogénio que só em presença de bases extremamente fortes conseguem fornecer iões H+. tais partículas não se dissociam em solução aquosa e não são consideradas ácidos.
Ex:
Álcool etílico: CH3 – CH2 –OH
Hidrocarbonetos: CH3 – CH2 – CH2 – CH3
Acetona: CH3 – C –CH3
O
Compostos com hidrogénio como o amoníaco, NH3, que em solução aquosacaptam da água iões H+; são bases:
NH3 +H2O NH4+ + HO-
Outros compostos, como o ácido acético, possuem vários tipos de hidrogénios mas, destes, só alguns se libertam como H+ (H ácido):
CH3 – COOH + H2O CH3 – COO- + H3O+

H não ácido H ácido




• Ácidos que não possuem hidrogénio

Como anteriormente visto, existem substâncias químicas com H que podem não serácidos. Neste tema veremos o oposto: compostos sem hidrogénio que se comportam como ácidos. São compostos que reagem com água fazendo aumentar a concentração de iões H3O+ em solução aquosa. Originam soluções aquosas ácidas embora não sejam «fontes» de iões H+. Como? Vejamos:
SO2(g) + H2O(L) HSO3-(aq) + H+(aq)
Dióxido de enxofre aumenta |H+|CO2(g) + H2O(L) HCO3-(aq) + H+(aq)
Dióxido de carbono aumenta |H+|

Por esta razão, SO2 e CO2 são chamados óxidos acídicos. Por outro lado, outros óxidos, como o de cálcio, CaO, são chamados óxidos básicos porque o ião óxido,O-2, é convertido em HO- em presençade água.
O-2 + H2O HO- + HO-
Indo assim aumentar |HO-|, tornando a solução alcalina.


• Chuvas ácidas
A chuva ácida, ou com mais propriedade deposição ácida, é a designação dada à chuva, ou qualquer outra forma de precipitação atmosférica, cuja acidez seja substancialmente maior do que a resultante da dissociação do dióxido de carbono(CO2) atmosférico dissolvido...
tracking img