Gerenciamento do relacionamento com fornecedores: um estudo de caso em uma indústria de telecomunicações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 149 (37114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção

Rafael Siqueira

Gerenciamento do Relacionamento com Fornecedores: um estudo de caso em uma indústria de telecomunicações.

Itajubá, setembro de 2005

ii

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção

Rafael Siqueira

Gerenciamento do Relacionamento comFornecedores: um estudo de caso em uma indústria de telecomunicações.

Dissertação de Mestrado, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ciências em Engenharia de Produção.

Orientador: Prof. Dr. Renato da Silva Lima Itajubá, setembro de 2005

iii

Siqueira, Rafael.Gerenciamento do Relacionamento com Fornecedores, um estudo de caso em uma indústria de telecomunicações. Itajubá: UNIFEI, 2005. 136 p. (Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá). Palavras-Chaves: Gerenciamento do Relacionamento com Fornecedores (SRM); Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM).

i

AGRADECIMENTOSPrimeiramente a Deus e aos meus protetores especiais por esta oportunidade. Agradeço a meus pais, Joaquim, Dirce e Sonia, e a meu irmão Joaquim, por tanta dedicação, amor e confiança. Agradeço à minha família, Andréa e Lucca, pelo carinho, ajuda, incentivo, dedicação, paciência e amor. Também a meu sogro e minha sogra, que ajudaram a cuidar deles neste período. Agradeço a meu orientador, professor Renato daSilva Lima, pelo suporte, paciência e pelo tempo dedicado a esta orientação. Também agradeço aos professores João Batista Turrioni, Carlos Eduardo Sanches, José Arnaldo, Dagoberto Almeida pelo profissionalismo e pela maneira humana com que as aulas foram ministradas, me ensinando como devo agir na futura carreira acadêmica. Mais do que o ensino técnico, eles nos mostraram a importância do respeitoaos alunos. Agradeço aqueles que trabalharam comigo, que em vários finais de semana foram capazes de administrar os problemas que surgiram, permitindo assim que eu pudesse me dedicar à conclusão deste trabalho. Agradecimentos especiais aos velhos conhecidos professores Glauco Caurin, Davilson Lucato e Marcelo Becker, nos quais me inspirei tantas vezes para dar continuidade neste trabalho. Assimcomo aos professores e amigos Laura e Erico, pela ajuda na reta final. Agradeço às “meninas da Parttner”, Elis e Fran, por tanto incentivo e confiança. Especial agradecimento a Felício de Falco, sem o qual nada disso seria possível e principalmente por ter me ensinado que “é preciso amar as pessoas, como se não houvesse amanhã”. E, por fim, aos colegas de mestrado, Juan, Nanni e Ernesto, com osquais pude desfrutar bons momentos, ansiedades e trocar grandes experiências de vida, além das acadêmicas, inclusive nas nossas viagens ao “Centro do Universo” (Itajubá), com a tradicional escala em Piranguinho.

ii

RESUMO
No atual ambiente de alta competitividade, o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM, do inglês, Supply Chain Management) tem papel fundamental na redução de custos e namelhoria do atendimento ao cliente, de maneira a obter vantagens competitivas para as organizações. Dentro desta abordagem de gerenciamento destacam-se a gestão de relacionamento com clientes e com fornecedores como duas das principais estratégias operacionais para melhoria da competitividade nas organizações. O objetivo deste trabalho é confrontar aspectos teóricos do Gerenciamento doRelacionamento com Fornecedores (SRM, do inglês, Supplier Relationship Management) com a prática em uma organização do setor de telecomunicações. Essa organização se utiliza do SRM devido à profunda dependência de sua rede de fornecedores, como conseqüência direta da terceirização de várias etapas do seu processo produtivo ocorrida nos últimos anos. Os principais aspectos abordados no trabalho foram os...
tracking img