Acido folico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

As vitaminas são compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta ou excesso pode levar a doenças. Deve ser ingerido em quantidades exatas, pois o excesso é chamado de hipervitaminose, e as vitaminas lipossolúveis sendo mais difícil a eliminação. Já a falta de vitamina é classificada como hipovitaminose ouavitaminose.
Quando solúveis em gorduras, são agrupadas como vitaminas lipossolúveis e sua absorção é feita junto à da gordura, podendo acumular-se no organismo alcançando níveis tóxicos. Já as vitaminas solúveis em água são chamadas de hidrossolúveis e consistem nas vitaminas presentes no complexo B e a vitamina C.
O ácido fólico também conhecido como vitamina B9, que faz parte do complexo B. Estávitamina ajuda a produzir e manter células novas, Isso é principalmente importante nos períodos de rápida divisão celular como a fase de crescimento ou o período de gestação. Fólio é necessário na produção de DNA e RNA e também ajuda a prevenir mudanças no DNA que podem resultar em câncer. Tanto jovens como adultos necessitam de fólio para produzir células vermelhas do sangue e também paraprevenir a anemia.

1.1 ÁCIDO FÓLICO

O ácido fólico, folacina ou ácido pteroil-L-glutâmico, também conhecido como vitamina B9 ou vitamina M, é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B necessária para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina.
São de grande importância:
• No tratamento de certas anemias.
• Pode manter espermatozóides saudáveis.
• São componentesindispensáveis para uma gravidez saudável.
• Reduz risco de mal de Alzheimer
• Pode ajudar a evitar doenças cardíacas e derrame.
• Ajuda a controlar a hipertensão.
Sua falta trás riscos, tais como:

• Crescimento lento em crianças
• Mulheres grávidas com deficiência em ácido fólico podem dar à luz prematuramente, o bebê pode nascer com peso abaixo do normal
• Em adultos pode causar certo tipo deanemia se a deficiência de fólio ocorrer por longos períodos
Encontrado em vísceras de animais, verduras de folha verde, legumes, frutos secos, grãos integrais e levedura de cerveja. Ele se perde nos alimentos conservados em temperatura ambiente e durante o cozimento. Ao contrário de outras vitaminas hidrossolúveis, é armazenado no fígado e sua ingestão diária não é necessária. Sua insuficiêncianos seres humanos é muito rara.
No Brasil, há uma lei que determina que a farinha de trigo seja enriquecida com ferro e ácido fólico (e produtos derivados, como o pão) para diminuir a ocorrência de anemia principalmente em crianças.
Se a mulher tem ácido fólico suficiente durante a gravidez, essa vitamina pode prevenir defeitos de nascença no cérebro e na coluna vertebral do bebê, como a espinhabífida. Pois o ácido fólico participa na formação do tubo neural no feto.
• Hipovitaminose: anemias, anorexia, apatia, distúrbios digestivos, cansaço, dores de cabeça, problemas de crescimento, insônia, dificuldade de memorização, aflição das pernas e fraqueza.
• Hipervitaminose: euforia, excitação e hiperatividade.

1.2 CONSEQUÊNCIAS NA GRAVIDEZ

O ácido fólico atua na prevenção deanomalias congênitas no primeiro trimestre da gestação. Ele é recomendado na prevenção primária da ocorrência de defeitos do fechamento do tubo neural, que entre os dias 18 e 26 do período embrionário transforma-se na espinha. Defeitos do tubo neural são malformações que ocorrem no início do desenvolvimento fetal, sendo os principais: anencefalia e espinha bífida. As doses diárias recomendadas são de 0,4a 0,8 mg no período de no mínimo um mês antes da concepção até três meses ou 12 semanas de gravidez (1º trimestre).
O principal problema desta prevenção reside no fato de cerca de metade das gestações não serem planejadas e, assim, quando as mulheres descobrem que estão grávidas já é tarde para se fazer a suplementação com o ácido fólico. Por este motivo o principal foco é que as mulheres em...
tracking img