Ergonomia na vida diaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ergonomia, desde sua origem, vinculou-se ao estudo de atividades militares e de produção industrial. Com a sua recente expansão para o setor de serviços, houve a incorporação de um novo contingente de profissionais interessados na ergonomia. Isso provocou mudanças em sua forma de atuação, que pode ser resumidas nos seguintes tópicos.
Novas disciplinas – Tradicionalmente, a ergonomia tem sidoconsiderada como sendo uma área interdisciplinar da fisiologia, psicologia e engenharia, atualmente existe uma tendência de expansão dessas fronteiras, incorporando conhecimentos de diversas outras áreas como informática, ciências sociais, arquitetura e urbanismos, desenho industrial e assim por diante.
Novos sujeitos – Tradicionalmente, os sujeitos das pesquisas em ergonomia têm sido homensadultos, na faixa de 20 a 50 anos, ou seja, a mão de obra fabril. Com a expansão do seu campo de atuação, foi necessário estudar cada vez mais o trabalho feminino, das crianças, dos idosos e portadores de deficiência, além disso, a ergonomia hoje tem uma preocupação social maior, não se restringindo às atividades produtivas.
Novos critérios – os critérios adotados pela ergonomia referiam-se quasesempre a questões ligadas á segurança, eficiência e produtividade, com o alargamento das suas aplicações, houve uma tendência de considerar critérios mais subjetivos e os interesses difusos, como conforto, a qualidade de vida, o bem estar social, a satisfação dos consumidores e assim por diante.

18.1 Ergonomias das atividades domésticas
As atividades domésticas representam uma das maioresocupações humanas em todo mundo, nelas estão envolvidos tanto adultos como crianças e pessoas idosas, havendo uma grande predominância do elemento feminino.
Diversas pesquisas demonstram que a cozinha é o lugar mais importante da casa, e ela cresce de importância em famílias de menor renda, ela é praticamente um centro de produção de alimentos e está ocupada durante o dia todo. É na cozinha que acontecemcerca de 50% dos encontros familiares e muitas famílias fazem suas refeições na mesma.
Carga de trabalho doméstico
As atividades domésticas podem ser consideradas de média intensidade, exigindo um gasto energético de 2400 a 2800 kcal/dia, podendo chegar a 3000 kcal/dia em tarefas mais pesadas.
Comparado ao trabalho industrial em linhas de produção, o trabalho doméstico tem a vantagem de serbastante variado, permitindo frequentes mudanças de postura e inserção de pausas durante o trabalho, contudo, muitas tarefas domésticas exigem posturas inadequadas, por exemplo, ao varrer o chão adota se postura com curvatura dorsal, que podem provocar dores lombares. Para prevenir as dores lombares é importante que os fabricantes de móveis, arquitetos e decoradores criem locais de trabalho onde asatividades possam ser exercidas com o dorso na vertical, tanto na postura em pé como na sentada.
Acidentes domésticos
Os acidentes domésticos são relativamente mais numerosos que aqueles do trânsito e trabalho. No EUA, por exemplo, para grupos de 1000 pessoas, 188 delas acidentam-se por ano, com perda de pelo menos 1 dia de trabalho ou exigência de tratamento medico, destes 15% são devidos aotransito, 25% ao trabalho e 60% às atividades domésticas.
Essa incidência relativamente maior dos acidentes domésticos é devido à grande variabilidade do trabalho, usando diversos tipos de ferramentas, instrumentos e máquinas, quase sempre operadas por pessoas sem treinamento específico, ao contrario do que acontece com os motoristas e trabalhadores industriais. Além disso, grande parte do dosacidentes domésticos envolve crianças e de 0 a 4 anos de idade e pessoas idosas com mais de 60 anos, pois essas pessoas não se encontram no tráfego ou nas fabricas, mas passam a maior parte de suas vidas no ambiente doméstico onde são acidentados. A maior causa de acidentes domésticos são as quedas por tropeços, escorregões e caídas de nível. As quedas são responsáveis por um total e 67% dos...
tracking img