Acidentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
O presente trabalho teve como proposta investigar a conscientização do uso de
Equipamentos de Proteção Individual (EPI) na construção civil e no ambiente de trabalho.
O trabalho teve comoobjetivo conscientização do uso do EPI, visando a sensibilização dos
mesmos quanto à segurança pessoal e coletiva.
A coleta de dados se deu através de método de abordagem in
loco via entrevista equestionário a funcionários na obra.
Através da análise das respostas, pudemos verificar que 100% dos entrevistados não usam o Equipamento de Proteção Individual (EPI), sendo que, muitos não souberamresponder o que é EPI, mostrando assim a falta de conhecimento do risco que estão correndo.
Tal conscientização pode ajudar a diminuir o alto índice de acidentes na construção civil em
obras depequeno porte em Mongaguá.
Palavras-chave: conscientização - uso de EPI.
INTRODUÇÃO
Para o bom funcionamento de uma obra, não basta projetar máquinas que minimizem erros humanos. Equipamentos deProteção Individual exigem papel central neste cenário, assim como o cuidar de quem opera as máquinas. O relacionamento entre as pessoas e os equipamentos, quando bem planejados e acompanhados deequipamentos que visam proteger o trabalhador, faz com que haja no ambiente um melhor desempenho, com segurança e conforto. Algumas leis e normas asseguram ao trabalhador seu direito sobre um Equipamento deProteção Individual, porém, como nem sempre essas diretrizes são cumpridas (em função dos inúmeros acidentes que ocorrem nas construções diariamente), faz-se necessária uma maior divulgação acerca detal segurança. Desta forma, este trabalho visa à veiculação de informações sobre este assunto e da legislação vigente, aos alunos do Curso de Edificações, além de ampliar o conhecimento da saúde esegurança do trabalhador na construção civil de Mongaguá.
O uso do EPI está relacionado com a segurança Individual, que é indispensável para segurança dos trabalhadores, mas na pratica não é...
tracking img