Acidentes de transito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ACIDENTES NO TRÂNSITO EM BALSAS ENVOLVENDO VÍTIMAS FATAIS: ASPECTOS TEÓRICOS

Autor 1 Renata Silva Sousa¹; Autor 2 Leonardo Mendes Bezerra²

¹ Discente de Direito – Faculdade de Balsas/UNIBALSAS – PIC/Unibalsas–renata.santos@armateus.com.br;
² Docente de Direito – Faculdade de Balsas/UNIBALSAS –

RESUMO:
Os acidentes de trânsito ocorrem diariamente em todo o País Brasileiro tendo suasorigens, consequências e meios viáveis estabelecidos pelo próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com o objetivo de preveni-los. Diante do disposto argumento observa-se que as consequências são na maioria dos casos vítimas fatais, causa pelo qual surge neste presente artigo um interesse fundamentado em obter com requinte de clareza quais são os reais fatores que mais influenciam na consumaçãodessas vítimas, almejando desta forma uma solução, um progresso com mais efetividade a fim de solucioná-los. A cada dia o índice de mortes em razão de acidentes no trânsito vem aumentado de uma maneira insatisfatória a toda a população, situação essa que assusta toda a sociedade, pois transitar com segurança é uma questão de obrigatoriedade, e justamente em razão desse descumprimento relacionadosaos condutores é que se chegou à intenção de encontrar soluções para esta complicada situação.

Palavras – chave: Acidentes de trânsito. Educação no trânsito. Sociedade consciente.

INTRODUÇÃO

Os acidentes de trânsito atualmente ocorrem com muita frequência em todo o País Brasileiro em decorrência da ausência de educação relacionada ao trânsito, sendo essa uma das grandespreocupações mundiais. Essa circunstância a cada dia assusta de modo surpreendente e insatisfatório a sociedade, pois os reflexos desses incidentes trazem de maneira ampla muito descontentamento e tristeza para os demais que fazem parte do País. Para que se te tenha um maior respeito à vida das pessoas que trafegam nas vias de trânsito deveria no mínimo haver além de uma maior efetividade no que dizrespeito à fiscalização, um índice mais elevado de condutores prudentes, pois sendo desta forma o número desses desastres seriam bem inferiores aos que são constatados nos dias atuais, pois com a ausência dessa cautela defensiva a eficácia inexistiria , causando assim uma sociedade descontrolada , desenfreada e sem perspectiva de transitar com segurança em busca de uma vida melhor. No entanto,mesmo que os condutores cumpram com o seu dever obrigacional de transitar com prudência almejando assim a sua segurança e a dos outros, é preciso também uma melhor efetividade juntamente com a parceria do próprio órgão fiscalizador, com o intuito de que, de tal modo, a melhoria desses fatos possam ocorrer com respeito e garantia de um trânsito melhor a todos que dele se beneficiam.
Masinfelizmente essa é uma situação muito complexa para ser solucionada, pois requer não só o interesse individual, mas também o coletivo, para que se tenha um resultado mais benéfico. Devido a esses acasos em relação aos elevados desastres relacionados ao trânsito, uma das mais graves consequências foram às elevadas quantidades de vítimas fatais, uma situação muito delicada onde deveria existir maiscautela afim de que esses casos fossem evitados.
Na maioria dos acontecimentos essa relevância se origina em razão de pouca coercitividade por parte da fiscalização, e principalmente por ausência de conhecimento educacional no trânsito, uma questão que deveria ser mais aplicada de maneira geral a todas as pessoas que compõe a sociedade, afim de que assim os índices pudessem sermenos relevantes.
Portanto em análise a todo o caso, fica o questionamento: o que seria mais eficaz para reduzir os índices desses acidentes? E a principal dúvida era em saber se a deficiência estava em parte, na efetivação do órgão competente fiscalizador, ou era da falta de conhecimento educacional na área do trânsito. Nesse contexto há que se ressaltar que nem sempre a falha está...
tracking img