Acessa escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

No Brasil a introdução de computadores na educação data de mais de 20 anos. Foi no início dos anos 70 a partir de algumas experiências na UFRJ, UFRGS e UNICAMP. Nos anos 80 se estabeleceu através de diversas atividades que permitiram que essa área hoje tivesse uma identidade própria, raízes sólidas e relativa maturidade.

Em uma viajem a Suíça, o Presidente Lula conheceu umprotótipo do laptop de 175 dólares, que é utilizado na educação daquele país. Observando o sucesso obtido na educação, decidiu implantar projeto semelhante no Brasil, com uma meta de distribuir 500 mil laptops a alunos de 3 mil escolas públicas em todo o país. O projeto foi testado no primeiro semestre de 2007 na E.E. Luciana de Abreu, em Porto Alegre RS. A princípio foi distribuído para duas turmas de4ª série, e duas de 6ª série, e depois o projeto piloto se estendeu a outras escolas por todo o país. O laptop é de propriedade do aluno, acessa a Internet, podendo levar o laptop para casa do aluno onde ele poderá usá-lo com a família e no final do ano letivo não precisa ser devolvido para a escola, ficando com o aluno.

O PC portátil começou a ser utilizado na escola para desenvolver projetosenvolvendo várias disciplinas. Em um projeto sobre astros, os alunos faziam desenhos do sistema solar e cálculos, pesquisavam a composição dos gases do Sol, da Lua e de alguns planetas. Em ciências, simulavam quanto era gasto para levar alguns equipamentos básicos de sobrevivência para a lua, o que envolveu conceitos de matemática, e depois apresentaram o resultado da pesquisa por escrito,desenvolvendo o conhecimento de Língua Portuguesa. "Tudo com a ajuda do laptop".

Com os avanços dos recursos tecnológicos presentes na nossa vida ninguém precisa ter tocado em um computador para saber que o "bicho não morde". Os alunos sabem que a máquina está presente no trabalho dos pais, no banco, no supermercado, em casa e na escola. Hoje em dia já se começa a utilizar a máquina na EducaçãoInfantil, já que os pequenos têm a maior facilidade para usar o mouse, identificar as letras no teclado, formar sílabas, enfim, escrever. O computador pode ser um aliado do professor na alfabetização. Nessa fase, não é necessário nada além de um processador de texto e um programa de desenho. "A criança cria símbolos, descobre as letras e faz composições com elas para comunicar seus pensamentos", diz LéaFagundes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Como se vê, o bom uso do computador dispensa conexão com a Internet ou uma coleção de softwares educativos.

Considerando essa experiência e muitas outras, observamos que a informática chegou às escolas para ficar, cabendo aos professores se atualizarem para não ficarem para trás, pois o sistema de informatização está cada dia mais presenteem nosso cotidiano, nas nossas casas, trabalhos, estudos, lazer, comunicação, e muito mais.

Programa Acessa Escola

O programa Acessa Escola, criado em 25/04/2008 é um programa do Governo do Estado de São Paulo, desenvolvido pelas Secretarias de Estado da Educação e de Gestão Pública, sob a coordenação da Fundação para o Desenvolvimento da Educação - FDE, visa promover a inclusão digital esocial dos alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública estadual. Por meio da Internet, ele possibilita aos usuários o acesso às tecnologias da informação e comunicação para a construção do conhecimento e o fortalecimento social da equipe escolar.

Objetivos:

- Transformar as salas de aula em locais de estágio de alunos, estimular o uso da internet e implantar um sistema queorganiza o fluxo de usuários individual ou em aula.

- Oferecer oportunidades de inclusão digital, Criar um ambiente de informação, aprendizado e conhecimento na escola que favoreça a colaboração entre alunos e professores.

- Fortalecer a construção de conhecimento apoiada em redes colaborativas.

O Acessa Escola não é apenas um Programa de inclusão digital de alunos, professores e...
tracking img