Access

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Módulo: Base de Dados
Objectivos
* Aprender conceitos sobre o funcionamento de uma base de dados. Identificar os diferentes tipos de dados.
* Efectuar inserções de compras e fornecedores, actualizações e consultas de fornecedores e inserções de vendas e clientes.
* Efectuar actualizações e consultas de clientes.

O que é uma base de dados?
Uma base de dados é uma colecção deinformações relacionada com um determinado tema ou propósito. O segredo para armazenar e recuperar dados de forma eficiente é o processo de planeamento. Identificando primeiro o que a base de dados deve fazer, é possível criar um projecto prático que resultará numa ferramenta de gestão de dados mais rápida e precisa.
Planear uma base de dados
Quando se pretende criar uma base de dados, deve-serealizar um planeamento a fim de identificar a sua utilidade e que informação se deseja controlar. O Microsoft Access ajuda-nos a gerir a nossa base de dados, fornecendo uma estrutura eficiente para armazenar e recuperar informações. Cada item específico de dados designa-se por Campo, e ao conjunto de campos relacionados acerca de indivíduos, clientes, etc., dá-se o nome de Registo. O objecto no qual seguarda a informação chama-se Tabela.
Como o Microsoft Access é um Sistema de Gestão de Base de Dados Relacional (SGBDR), podemos organizar os dados sobre vários assuntos em tabelas, e depois criar-mos relações entre elas. Estabelecendo relações entre tabelas, em vez de armazenarmos toda a informação numa única tabela (grande), podemos evitar a duplicação de dados, economizamos espaço dearmazenamento e maximizamos a velocidade e precisão do trabalho com os dados.

O Microsoft Access tem muitos processos automatizados e recursos de Ajuda on-line que nos podem ajudar a criar e aperfeiçoar cada elemento da nossa base de dados.
Fig. 1: Exemplo da estrutura de uma Base de Dados

O que é um sistema de gestão de bases de dados?
Um SGBD (do inglês DBMS - DataBase Management System) é umaferramenta construída para gerir a informação que se encontra armazenada numa base de dados.
Um SGBD ajuda a adicionar nova informação à medida que fica disponível, a actualizar a informação sempre que necessário, a catalogar rapidamente a informação, a realizar cálculos com os dados e a imprimir a informação numa grande variedade de formatos. Mais importante que tudo isto, permite-lhe encontrarexactamente a informação pretendida. Um SGBD deve disponibilizar um conjunto de tarefas para os utilizadores de um modo geral e para o administrador de bases de dados em particular: permitir a definição dos dados a armazenar, isto é, criar a estrutura da base de dados; receber e armazenar a informação correctamente, de forma a evitar a sua redundância; disponibilizar ferramentas de actualização dosdados (inserção, alteração e eliminação); Facultar mecanismos de consulta e listagem/impressão da informação; Estabelecer medidas de segurança e níveis de acesso à informação;
SGBD´s relacionais
Um SGBDR (Sistema de Gestão de Bases de Dados Relacional) é desenhado especificamente para gerir informação que está organizada em uma ou mais tabelas, consoante o assunto a que dizem respeito.
O termorelacional refere-se ao modo como um SGBD espera que estejam organizados os dados que se está a gerir. Uma relação, tal como é denominada em matemática, é simplesmente uma tabela de informação (isto é, um receptáculo de dados) que está organizada ordenadamente em linhas e colunas, ou seja, num formato tabular.
Listas de preços, formulários de encomendas, listas telefónicas, contas dos clientesde um banco e horários de voos são apenas alguns exemplos de informação organizada num formato tabular, possibilitando que utilizadores possam rapidamente extrair a informação necessária.
A obrigatoriedade dos dados estarem organizados num formato tabular pode parecer uma restrição, caso a informação que não se encontre originalmente nesse formato. Mas, quase todo o tipo de informação pode ser...
tracking img