Absolutismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Goiânia, ____/____/______.
Disciplina: História Geral.
Professor: Hudson de Oliveira e Silva.
Ensino Médio / 1º Ano.Turma: ____.
www.colegiomega.com.br
Aluno(a): __________________________________________________________. Nº.: ____.
Não fique aí parado! Leia, estude, pesquise...! Mexa-se!






História Moderna / Absolutismo Real
01 - (Puc RJ/1994)
O Absolutismoapresentou características diversas conforme sua localização na Europa dos tempos modernos.
Considerando essa diversidade, marque a afirmativa correta:
a) Na Áustria, os Habsburgos implementaram uma política de descentralização administrativa e cultural visando à consolidação do Estado Nacional.
b) Na Espanha, o absolutismo baseava-se em uma doutrina econômica liberal, cujo objetivoera fortalecer o processo de expansão ultramarina.
c) Na França, Luís XIV abandonou a Teoria do Direito Divino dos Reis, conseguindo, assim, o apoio político da Igreja Católica e dos Protestantes ao seu governo.
d) Na Inglaterra, Henrique VIII, apoiado pelo Parlamento, promulgou o Ato de Supremacia, pelo qual ampliou os poderes reais, fortalecendo a Igreja Católica.
e) Na Rússia, Pedro,o Grande, instituiu uma política de europeização tendo por fim a modernização do Estado e a ocidentalização dos costumes.

02 - (Puc RJ/1995)
“Ao contrário do que se verificou na monarquia absolutista francesa do século XVIII, houve diversos Estados absolutistas nos quais os respectivos monarcas e seus ministros tentaram de alguma forma por em prática certos princípios da ilustração, semabrir mão, é claro, do próprio absolutismo - tal foi, em essência o absolutismo ilustrado.” (FALCON, Francisco. Despotismo esclarecido. SP: Ática ,1992)


Sobre essa relação entre o iluminismo e o Absolutismo, é correto afirmar que:
a) os déspotas esclarecidos foram agentes de reformas políticas que garantiram a solidificação do Estado monárquico e evitaram a ocorrência de possíveisrevoluções em seus territórios.
b) as reformas implementadas por Frederico II da Prússia permitiram o desenvolvimento da economia e o fortalecimento de setores ligados ao comércio em detrimento da aristocracia.
c) em Portugal, o Marquês de Pombal, primeiro-ministro de D. José I, exerceu forte ação reformadora, ampliando o poder do estado português através do estreitamento dos laços com a IgrejaCatólica.
d) os estados europeus onde o despotismo esclarecido apresentou sua forma mais típica foram os de economia mais sólida e desenvolvida.
e) José II, da Áustria (1780-1790), considerado modelo de déspota esclarecido, realizou reformas que anteciparam as revoluções burguesas ocorridas em seu país no século XIX.

03 - (Puc RS/2000)
Durante o reinado de Elisabete I (1558-1603), oabsolutismo inglês atingiu o auge. Analise as afirmações abaixo, sobre esse período, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso) no parêntese.
( ) Houve uma Reforma religiosa que unificou o reino, e a religião católica tornou-se oficial, ocorrendo uma intensa perseguição aos protestantes.
( ) Ocorreu a colonização de .territórios .no Novo Mundo, com a fundação da primeira colônia,chamada "Virgínia", na América do Norte.
( ) Estimulou-se a educação humanista que oportunizou o florescimento cultural inglês, principalmente a produção teatral a partir das obras de William Shakespeare.
( ) Desenvolveu-se o comércio com a Índia, sendo criada uma companhia mercantil conhecida como “Companhia das Índias Orientais”.
( ) A marinha inglesa foi derrotada pelaIncrível Armada espanhola, passando a fornecer recursos e apoio a corsários como Walter Raleigh, Francis Drake e John Knox.
A seqüência correta, de cima para baixo, é:
a) F – V – V – V – F
b) F – F – V – F – V
c) V – V – V – F – F
d) F – V – F – V – F
e) V – F – V – V – V

04 - (Uerj RJ/1995)
A formação dos Estados nas várias regiões da Europa reordenou as relações...
tracking img