ABORTO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

A mulher objeto e o menino tumor 9
O que é feito dos corpos (ou o que sobrou deles) dos bebês abortados? 9
Conseqüências em longo prazo para a criança não desejada 11
1. Introdução

A difusão do aborto não é uma situação que se tenha dado pela primeira vez no século XX. Na história conheceram outras épocas nas quais um estado semelhante de sensibilidade e de falta de respeitopela vida humana levou à mesma solução contrária à ética. Mas, também, nessas épocas, como hoje, houve os que, em nome do caráter absoluto da moral natural, se declaravam energicamente contra o aborto.
A desvalorização da moral, pelo fato da existência da mentalidade pró-abortista, impede também de dar um juízo ético coerente sobre qualquer dos fenômenos imorais que se tenham registrado no passado(escravatura, sacrifícios humanos).
A espinhosa questão do aborto voluntário pode colocar-se de maneiras muito diversas. Entre os que consideram a inconveniência ou ilicitude do aborto, o problema mais freqüente é o religioso. Mas costuma-se responder que não se pode impor uma moral "particular".


2. Início da vida

Já dentro da trompa, muito próximo do ovário, poucos espermatozóidesalcançam seu precioso destino, aderindo à capa grossa que cobre o óvulo. Deles, normalmente apenas um poderá penetrar esta couraça e, finalmente, fundir o conteúdo de sua cabeça com o material genético da mulher, produzindo por fim a fertilização.
Vale esclarecer que em condições normais dos processos desta etapa, só um em cada cinco conseguirá completar o processo até a gravidez. Isso poderia serdenominado de “probabilidade de gravidez espontânea”, que para a espécie humana é de uma média de 20%. Esta média pode diminuir com a idade da mulher e com alguns problemas.
O período das duas semanas seguintes é denominado pré-embrião e sua tarefa é começar a se dividir, primeiro em duas células, depois em quatro, oito, dezesseis, etc. Enquanto deverá descer pela trompa para poder alcançar o queserá o seu lugar pelos próximos oito meses e meio: o útero. Uma vez nele, o pré-embrião se implanta na parede do órgão uterino e começam a se desenvolver, de um lado o bebê e do outro a placenta, que será a comunicação do bebê com sua mãe, para a nutrição e tudo o que ele precisa para crescer. Agora sim já podemos falar de um embrião humano com todas as possibilidades de se desenvolvertransformando-se em um menino ou uma menina forte e saudável.
O primeiro trimestre da gravidez é o período mais surpreendente da vida de uma pessoa. De um simples ovo ou zigoto, por subdivisão celular, começa a se formar um complexo organismo de um ser humano completo, ainda que em miniatura. O primeiro mês da gravidez mede só um centímetro de comprimento, mas já começou a formar o coração, e observa-se umaespécie de cordão (tubo neural) que dará lugar ao cérebro e a medula. No segundo mês o coração já se divide em duas cavidades e começa a bater. A formação do cérebro continua e os órgãos dos sentidos começam a se formar: já existem dois pontos na sua cabeça, que logo serão os olhos. Lentamente crescem os braços e as pernas e seus ossos, todavia são cartilaginosos. Agora é a vez do ouvido e logo asvias urinárias e a formação dos órgãos sexuais, da menina ou menino. Com seis centímetros de comprimento, ele adquire forma humana. No terceiro mês do primeiro trimestre os vasos sangüíneos se formam, além dos intestinos e do fígado.
No segundo trimestre completa a formação de seus pés, mãos e dedos com unhas. Ele já tem o reflexo da sucção que lhe possibilitará a alimentação fora do ventre. A mãecomeça a sentir o seu bebê, porque ele se move de forma brusca. Esta é a época dos detalhes: pestanas, sobrancelhas, impressões digitais. As 22 semanas ele já mede entre 17 e 23 cm e pode alcançar as 600 gramas de peso. O médico já pode escutar sua batida cardíaca. Seus dentinhos já se calcificaram e o pulmão cresceu, mas ainda está imaturo.
No terceiro trimestre o crescimento se completa e o...
tracking img