Abordagens sobre a cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A primeira questão que se coloca quando se pretende fazer uma abordagem na teoria sobre esse tema tão abrangente que é a cultura, é iniciar falando um pouco sobre sua definição ao longo dos anos como era tratada e vista pelas pessoas.
A verdade é que desde a antiguidade tem-se tentando explicar as diferenças de comportamento entre os homens, a partir das diversidades genéticas ou geográficas, jáas características biológicas não são determinantes das diferenças culturais: porque, por exemplo, se uma criança brasileira for criada no Japão, ela crescerá como uma japonesa, aprendendo os hábitos, a língua, crenças e os valores do povo Japonês. O ambiente físico também não explica a diversidade cultural. Por exemplo, os lapões e os esquimós vivem em ambientes muito semelhantes, os lapõeshabitam o norte da Europa e os esquimós o norte da América. Era de se esperar que eles tivessem comportamentos semelhantes, mas seus estilos de vida são bem diferentes. Os esquimós constroem os iglus amontoando blocos de gelo num formato de colméia e forram a casa por dentro com peles de animais. Com a ajuda do fogo, eles conseguem manter o interior da casa aquecido. Quando quer se mudar, o esquimóabandona a casa levando apenas suas coisas e constrói um novo iglu.Os lapões vivem em tendas de peles de rena. Quando desejam se mudar, eles têm que desmontar o acampamento, secar as peles e transportar tudo para o novo local.Os lapões criam renas, enquanto os esquimós apenas caçam renas.
No novo dicionário da língua portuguesa temos que o termo cultura significa“ato, efeito ou modo de cultivar.Complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e de outros valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e característica de uma sociedade" (COELHO, 1997). Porém no final do século XVIII e no princípio do século XIX, o termo germânico Kultur era utilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade, enquanto a palavra francesa Civilizationreferia-se principalmente às realizações materiais de um povo. Mais tarde, Edward Tylor (1832-1917) sintetizou os dois termos no vocábulo inglês Culture, que "tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade". Essa definição de Tylorabrange em suma só palavra todas as possibilidades de realização humana, alem de marcar fortemente o caráter de aprendizado da cultura em oposição à idéia de aquisição natural, transmitida por mecanismos biológicos. Conceituar cultura não é uma tarefa fácil cada individuo apresenta uma forma de definição de cultura. Sob a visão do autor Arias ele afirma que cultura é uma expressão da construção humana.A cultura é construída através do diálogo entre as pessoas no dia a dia. Nessa interação social é construído gradativamente símbolos e significados que tem sentido a essas pessoas, e são compartilhados entre elas. A construção de uma cultura está repleta de elementos e significados que vão identificar esse povo como pertencente a uma determinada comunidade ou região, diferenciando-os de outrascomunidades, surge assim, a identidade cultural.
O entendimento do significado cultura ajudará na compreensão das raízes culturais, essas raízes culturais referem-se à origem, princípios, como foi construída a cultura de um povo.
É possível dizer que não se vive do passado, mas sim do presente e do futuro, porém, para se compreender as transformações pelas quais a cultura de um povo tem passadono decorrer dos tempos, se faz indispensável conhecer a historia de sua própria cultura de sua construção, saber como seu deu todo o processo de evolução assim então poder conhecer e entender outras culturas, pois assim conhecendo-a a pessoa compreenderá a importância de mantê-la viva na memória, para então protegê-la e valorizá-la como forma de preservar suas características, sua própria...
tracking img