Fichamento- ciencia do direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciência do Direito 2
Panorama Histórico
FERRAZ, Tércio Sampaio. Ciencia do Direito. 2 ed. São Paulo:Atlas,2006. p.18-39
No segundo capitulo desta obra, o panorama feito na historia da Ciênciado Direito visa mostrar como a ciência se modificou teoricamente em diferentes épocas. Pretendendo abordar aforma que o pensamento jurídico assumiu enquanto ciência.
Palavras-chave : Metologia.Classificação das ciências. Ciências naturais. Ciências Sociais. Reflexividade.
A jurisprudência Romana 2.1 2

“A expressão ciência do direito é relativamente recente tendo sido uma invenção da escolahistórica alemã, do século passado. Esta escola, composta sobretudo de juristas professores, empenhou-se, como veremos, em dar à investigação do direito um caráter cientifico.” (p.18)
“Este modo deteorizar o direito, característico do pensamento jurisprudencial romano, se é verdade que se desenvolveu a partir de uma experiência própria, ditado pelo trato com os conflitos e suas soluções, nem porisso deixa de representar uma forma peculiar de ‘ciência’ jurídica. A palavra ciência vem ai entre aspas porque não é empregada no sentido da ciência moderna, mas com o significado mais amplo de saber,saber prático, ao qual, porêm, não falta certo senso de rigor na própria construção de uma terminologia jurídica.” (p.19)
“Este caráter aflorado na jurisprudência romana vai marcar o pensamentocientifico do Direito no correr dos séculos, tornando-se não só um dos traços distintivos, mas também, motivo para inúmeras tentativas de reforma, cujo intuito - bem sucedido ou fracassado – será dar-lheum caráter de ciência, conforme os modelos da racionalidade matemática.” (p.21)
Análise:
Os Glosadores 2.2 2
“ (...) eles desenvolveram uma técnica especial de abordagem de textos pré-fabricados eaceitos por sua autoridade, caracterizado pela glosa gramatical e filológica, pela exegese ou explicação do sentido, pela concordância, pela distinção. Neste confronto do texto estabelecido e do...
tracking img