Iluminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ILUMINISMO



INTRODUÇÂO

Este trabalho consiste na análise do esclarecimento como forma de libertação da condição de menoridade e de tutelagem. O conceito de esclarecimento, na visão de Kant, demonstra que ao utilizar em conjunto o uso público da razão e da liberdade, é possível sair da condição de tutelado.
No mundo contemporâneo, o homem tutelado é aquele que é submisso e vítima dosistema que determina o que deve fazer, o que deve consumir e como deve ser o seu comportamento.
O homem esclarecido é aquele que decide por ele próprio o que ele quer para si mesmo, sabendo destinguir o que para ele é certo ou errado.


O ILUMINISMO

O iluminismo é a saída do homem da sua menoridade que dependia de si mesmo. Menoridade é a falta de determinação, de coragem e incapacidade debeneficiar da sua própria razão sem a orientação de outro.
O homem era incapaz de se libertar do controlo alheio, conduzindo assim a uma limitação para a tomada de decisões, uma vez que, continuavam acomodados sem se esforçarem em pensar, criticar ou contestar, vivendo assim sobre o controlo dos seus tutores. Estes, por sua vez, desmotivavam que essa mesma libertação ocorresse, encarregando-se demostrar o quanto era perigoso para o homem decidir sozinho o seu próprio caminho e, deste modo, intimidavam atitudes futuras.
Foi difícil para o homem desprender-se da menoridade à qual se habituou, atitude que se tinha tornado quase natural, conduzindo à incapacidade de fazer semelhante tentativa. Apenas mediante a transformação de espirito, o homem poderia caminhar livremente e empreender numcaminho seguro.
Haverá sempre pessoas que usam o seu próprio entendimento, arremessando de si o domínio da sua menoridade, dissipando o espírito racional, valor e vocação de cada ser humano, para pensar por si próprio.
O iluminismo foi um processo de renovação, libertação de preconceitos e destruição de mitos, a vontade de libertação de amarras naturais ou sociais. Faz parte da atitude de pensarpor si próprio, de questionar o que é transmitido.
“A liberdade de usar publicamente a sua razão em todas as suas partes.”
Através dessa revolução de pensamento que defendia novas ideias filosóficas, económicas, liberdade de pensamento e igualdade de todos os seres humanos perante a lei.
“ Por meio da revolução talvez seja possível levar a cabo a queda do despotismo pessoal e da opressãogananciosa ou dominadora, mas nunca a uma verdadeira reforma no modo de pensar. Novos preconceitos, exatamente como os antigos, servirão de rédeas a grande massa destituída de pensamento”.
Hoje, apesar de termos liberdade de pensamento, somos conduzidos a agir sem pensar mas apenas a obedecer, restringindo a nossa liberdade.
O uso público da razão deve ser sempre livre e somente ele pode elucidar ohomem.
Para vivermos em sociedade, não nos é permitido raciocinar com total liberdade, mas temos a obrigação de obedecer muitas vezes sem poder contestar ou mesmo questionar as regras estabelecidas pela sociedade. Do mesmo modo o clérigo está obrigado a ensinar o catecismo e a conformidade com os símbolos da igreja, sem ter liberdade para poder ensinar de acordo com a sua própria opinião, sendoobrigado a expor os ensinamentos segundo a prescrição e determinação em nome de outrem. Numa sociedade de clérigos, não deveria ser autorizada sob juramento a comprometer-se a intituir uma supertutela sobre cada um de seus membros, pois isso tornaria impossível o avanço do conhecimento e o seguimento da ilustração.

O homem não pode renunciar ao esclarecimento pois, é um direito sagrado dahumanidade, não podendo nem mesmo um governante decidir sobre o esclarecimento do seu povo. O governante deve ser a fonte para a busca do esclarecimento, como “vontade de todo o povo”, de modo a não retirar ao povo, um direito sagrado, tendo este o direito de escolher o seu próprio destino.

É importante o esclarecimento, o pensamento emancipatório, também como uma forma de liberdade e de educação....
tracking img