Abordagens do ensino pedagogico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ABORDAGENS DO ENSINO PEDAGOGICO
CAPÍTULO 1 : ABORDAGEM TRADICIONAL
1.1 Características gerais : Trata-se de uma concepção e uma prática educacional que persistiram no tempo, em suas diferentesformas, e que passaram a fornecer um quarto referencial para todas as demais abordagens que a ela se seguiram.
1.2 Homem: O homem é considerado como inserido num mundo que irá conhecer através deinformações que lhe serão fornecidas e que se decidiu serem as mais importantes e úteis para ele.
1.3 Mundo: O mundo é externo ao indivíduo e este irá apossando-se gradativamente de uma compreensão cada vezmais sofisticada dele na medida em que se confronta com os modelos, com os ideais , as aquisições científicas e tecnológicas , os raciocínios e demonstrações, as teorias elaboradas através dosséculos.
1.4 Sociedade-cultura: Os programas exprimem os níveis culturais a serem adquiridos na trajetória da educação formal. Essa posição implica supor que as experiências e aquisições das gerações adultassão condições de sobrevivências das gerações mais novas, como também da sociedade.
1.5 Conhecimento: Parte-se do pressuposto de que a inteligência , ou qualquer outro nome dado à atividade mental,seja uma faculdade capaz de acumular/armazenar informações.
1.6 Educação: A educação é um processo amplo para alguns autores , mas na maioria das vezes, é entendida como instrução, caracterizada comotransmissão de conhecimento e restrita à ação da escola.
1.7 Escola : A escola não é considerada como a vida,mas , sim ,como fazendo parte dela.
1.8 Ensino-Aprendizagem: A existência de uma modelopedagógico é de suma importância para a criança e para sua educação. Acredita-se ainda que é falsa toda a crença numa continuidade simples entre a experiência imediata e o conhecimento e é precisamenteporque há esse salto a se efetuar que a intervenção do professor é necessária.
1.9 Professor-aluno: A relação professor-aluno é vertical, sendo que um dos pólos (o professor)detém o poder...
tracking img