Tuberculose em portugal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Página

Índice…………………………………………………………………………………... 1

Introdução …………………………………………………………………………..2, 3

A Tuberculose no Mundo e em Portugal ……………………………….4, 5, 6, 7, 8

Transmissão ……………………………………………………………………....9, 10

Sintomas ………………………………………………………………….....11, 12, 13

Diagnóstico ………………………………………………………………….14, 15, 16

Tratamento………………………………………………………………………17, 18

Prevenção ……………………………………………………………………………19

Conclusão …………………………………………………………………...20, 21, 22

Referências bibliográficas ……………………………………………………...23, 24

Anexos















Introdução

No decorrer da unidade curricular de Microbiologia e Doenças Infecciosas foi-nos pedido que realizássemos um trabalho de investigação sobre a “A Tuberculose em Portugal”. Este trabalho tem como objectivo definir o que é atuberculose, qual a sua incidência no Mundo e em Portugal, assim como a sua transmissão, sintomas, diagnóstico, tratamento, prevenção e qual o papel do enfermeiro perante a tuberculose.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado Mycobacterium tuberculosis também designado por “bacilo de Koch”. É uma doença contagiosa, que se transmite de pessoa para pessoa e que atingesobretudo os pulmões. Pode também atingir outros órgãos e outras partes do nosso corpo, como os gânglios, os rins, os ossos, os intestinos e as meninges.
Antes da descoberta dos antibacilares, a sua elevada morbilidade e mortalidade tornaram-na conhecida como “Peste Branca” por oposição à “Peste Negra” cujas epidemias ficaram na memória dos Homens. As primeiras lesões, atribuíveis àTuberculose, foram encontradas em vértebras dum homem, que viveu no Período Neolítico entre 7000 e 3000 anos antes de Cristo. Porém, é na Grécia que, se começa a descrever a doença.










O agente causal da Tuberculose foi descoberto, a 24 de Março de 1882 pelo Dr. Robert Koch. Foi o primeiro passo para a cura da tuberculose. Contudo, passados 128 anos desta descoberta e cerca de 60anos de uso de antibióticos altamente eficazes, a incidência tem vindo a aumentar em termos globais.
A tuberculose tem acompanhado a evolução das sociedades humanas. Considerada durante alguns anos uma doença em declínio nos Estados Unidos da América e Europa Industrializada, sofreu desde 1985 uma proliferação preocupante. Estão indicados como factores contribuintes para esta proliferação oempobrecimento da população e as situações de exclusão social, como a toxicodependência. Apontam-se ainda como responsáveis os movimentos migratórios das populações, a desactivação parcial das medidas de luta anti-tuberculosa e a pandemia da infecção VIH. Assim, a tuberculose é uma emergência global, encontrando-se sem controlo em muitas partes do mundo.










A Tuberculose noMundo e em Portugal

Tuberculose no Mundo

A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que se chama “Bacilo de Koch” como já foi referido anteriormente. Morrem mais pessoas de tuberculose, em todo o mundo, do que de qualquer outra doença infecciosa durável, sendo por isso considerada uma das principais causas de morte no mundo. A tuberculose mata aproximadamente dois milhões depessoas por ano, das quais 98% em países em desenvolvimento (como é o caso de Moçambique) e 2% nos países desenvolvidos. Pode-se afirmar que um terço da população mundial encontra-se infectado pelo bacilo de Koch.

É mais incidente nos países em desenvolvimento devido às débeis condições que lá existem, como a higiene, a alimentação e os serviços de saúde primários. Deve-se também pela elevadataxa populacional, o que faz com que os números de contágios se tornem maiores. Tornando-se mais propício a propagação da doença nos países em desenvolvimento do que os países desenvolvidos.

















Contudo e mesmo com as dimensões desta doença, a pandemia foi esquecida pelos doadores internacionais e em 1990,...
tracking img