Geradores eletricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução Teórica

A característica principal de um gerador elétrico é transformar energia mecânica em elétrica. O principio básico de funcionamento esta baseado no movimento relativo entre uma espira e um campo magnético. Os terminais da espira são conectados a dois anéis, que estão ligados ao circuito externo através de escovas.


Admitamos que a bobina gira com velocidade uniforme nosentido da flecha dentro do campo magnético "B" também uniforme. Se "v" e a velocidade linear do condutor em relação ao campo magnético, segundo a lei da indução (FARADAY), o valor instantâneo da f.e.m. induzida no condutor em movimento de rotação e determinada pela equação:




e = B.l.v.sen(B^v)


Onde:
e - forca eletromotriz (f.e.m.)
B - indução do campo magnético
l - comprimento decada condutor
v - velocidade linear



2. Principais partes do gerador


2.1 Bobina
A bobina é um componente que armazena energia sob a forma de um campo magnético.

2.2 Ímãs permanentes
Responsável pela criação de um campo magnético permanente.

2.3 Escovas
Utilizado como meio para a passagem da corrente entre o condutor da bobina e asaída para a utilização da energia. Geralmente feito de grafite pela a sua boa condutividade elétrica e baixo coeficiente de atrito.




Bobina





Escovas Ímã permanente



3. Principais tipos de geradores3.1 Hidrelétrica

As usinas hidrelétricas utilizam a energia da água, convertendo-a em eletricidade através de uma mecânica elementar. Na verdade, as usinas hidrelétricas são baseadas em um conceito simples: a água correndo por uma barreira gira algumas turbinas, que giram o gerador.




Barreira - A maioria das usinas hidrelétricasutiliza uma barreira que segura a água e cria um grande reservatório. Este reservatório, muitas vezes, é usado como um lago recreativo, como o lago Roosevelt no Grand Coulee Dam (em inglês), em Washington.
Canal - Os portões da barreira se abrem e a gravidade puxa a água através do duto que vai para a turbina. A água gera pressão ao passar pelo duto.
Turbina - A água atinge as grandes lâminas daturbina, fazendo-as girar. A turbina é acoplada a um gerador localizado acima dela. O tipo mais comum de turbinas para as usinas hidrelétricas é a Francis, que se parece com um grande disco com lâminas curvas. Uma turbina pesa cerca de 172 toneladas e gira numa taxa de 90 rotações por minuto (rpm), de acordo com a FWEE(em inglês), Foundation for Water & Energy Education.
Geradores - As lâminas daturbina giram e movimentam uma série de ímãs dentro do gerador. Ímãs gigantes rodam por molas de cobre e produzem corrente alternada (AC) ao mover os elétrons.
Transformador - O transformador dentro da casa de força pega a corrente alternada e a transforma em uma corrente de alta-voltagem.
Linhas de energia - Quatro fios saem de cada usina de energia: as três fases de energia, que sãoproduzidas simultaneamente, mais um fio neutro ou terra comum para os três.
Fluxo de saída - A água usada passa por algumas tubulações e volta para o rio.

Impactos ambientais na construção de hidrelétricas
A maior fonte de energia elétrica do Brasil esta por conta das hidrelétricas porém causam impactos negativos ao ambiente. A grande questão dos cientistas é saber qual a real dimensão do impacto ecomo eles podem ser amenizados, já que, dentro das fontes energéticas atuais, as hidrelétricas são consideradas fontes de energia renovável, ao contrário das fontes energéticas à base de combustíveis fósseis.
Os primeiros impactos ambientais acontecem durante a construção das hidrelétricas. Como já foi visto, para que a usina funcione é necessário um reservatório. Sua construção acaba...
tracking img