Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atração de Talentos

Atrair os funcionários certos para os cargos certos é o primeiro desafio. Retê-los e motivá-los, combinando seus próprios objetivos de carreira com os de sua empresa é o segundo. Atrair e reter talentos são parte integrante para o sucesso e a sobrevivência da empresa. Isto não se resolve somente com altos salários e mais incentivos. A solução consiste em transformar aorganização inteira para criar um ambiente em que as pessoas queiram entrar e permanecer. O desafio é criar o que se define por Cultura Adequada – a organização que atrai as melhores pessoas e as mantém, lidando com atitude, capital humano, capital intelectual, competência e conhecimento.
Talentos são fundamentais, todos nos o temos, mas precisa ser desenvolvido, o ser humano busca melhorias eperfeição basta ser tocado, motivado, ensinado, muitas vezes precisamos despertar talentos. Segundo Cleide Nakashima (2003) “A retenção ou fidelização do colaborador para com a empresa é influenciada por meios de atrativos que a empresa oferece e da conciliação dos mesmos com os objetivos de cada um. Transparência na comunicação, participação nos acontecimentos, qualidade de vida, e valorização dopotencial são aspectos que enriquecem essa relação, e compõe um conjunto de realizações”.
As corporações têm buscado formas de atrair pessoas com alto potencial profissional para integrarem suas equipes de atuação e essa atração é bastante focada em jovens talentos, pois dessa forma, a empresa pode treiná-los e capacitá-los de acordo com a missão, visão e valores da organização. Nessa busca por jovenstalentos, os programas de trainees e de estágio têm se destacado como duas ferramentas de identificação e atração de jovens com grande potencial profissional, além de trazer excelentes resultados às empresas.

Desenvolvendo talentos

Em primeiro lugar, a organização, por meio de seus líderes, deve saber reconhecer o potencial de seus funcionários de maneira que os incentive a que eles mesmosreconheçam seu próprio valor.
Reconhecer o valor de suas opiniões, sugestões, e até mesmo as críticas construtivas, como forma de demonstrar que seus sentimentos e convicções são respeitados e que têm importância para a empresa.
Em um ambiente de trabalho onde as decisões são compartilhadas entre os funcionários a concretização dos objetivos organizacionais é estimulada, resulta em umaperfeiçoamento quase que total em toda a organização.

Retenção de Talentos

Após atrair e desenvolver talentos, a organização deve preocupar-se também em retê-los, evitando o aumento da rotatividade dentro da empresa, já que quando a instituição perde um talento para o mercado, perde também capital humano, além de todo o tempo e os recursos que foram investidos nesse colaborador, o qual leva consigotambém a experiência profissional adquirida durante o seu período de atuação dentro da organização.
Depois de atraírem talentos, as empresas precisam agora, investir no treinamento e desenvolvimento desses profissionais. Esta capacitação é de grande importância para o colaborador, que se sente valorizado e é capacitado para desempenhar suas atividades com muito mais qualidade, e também trazvantagens para a empresa, que não deve considerar esta capacitação como um gasto, mas sim como um investimento no seu capital humano, o qual trará os retornos esperados através dos resultados alcançados por estes colaboradores que foram capacitados para desempenhar as atividades da empresa com muito mais qualidade.
Principais ações que devem ser tomadas para reter talentos:

* Manter um processo decomunicação interna eficiente;
* Assegurar que seja feito o desenvolvimento gerencial do funcionário
* Assegurar um ambiente de trabalho saudável;
* Assegurar um equilíbrio profissional e pessoal para o funcionário;
* Reconhecer o trabalho executado;
* Manter um pacote de remuneração competitivo e atraente assegurando a permanência na empresa

Treinamento e...
tracking img