Pedagogia da Educação

4317 palavras 18 páginas
1. Pedagogia como teoria e prática da educação Pedagogia é o modo como se ensina, o modo como se ensina a matéria, o uso de técnicas de ensino. A pedagogia ocupa-se, de fato, dos processos educativos, métodos, maneiras de ensinar, bem mais globalizante. Ela é um campo de conhecimentos sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e, uma diretriz orientadora da ação educativa. O fenômeno educativo apresenta-se como expressão de interesses sociais em conflito na sociedade. A Pedagogia é uma ciência e, expressa uma direção explícita da ação educativa. Distinguem-se diferentes manifestações e modalidades de prática educativa, tais como a educação informal, não-formal e formal. Informal, corresponderia a ações e influências exercida pelo meio. A não-formal seria a realizada em instituições educativas fora dos marcos institucionais, mas com certo grau de sistematização e estruturação. E a formal, compreenderia instâncias de formação, escolares ou não, onde há objetivos educativos.
A educação é uma função parcial integrante da produção e reprodução da vida social, que é determinada por meio da tarefa natural, e ao mesmo tempo cunhada socialmente, da regeneração de sujeitos humanos, sem os quais não existiria nenhuma práxis social. No campo didático a linguagem comum é frequente há identificação entre o pedagógico e o didático, ou seja, fala-se indistintamente de ações pedagógicas e ações didáticas. O desenvolvimento mais recente da teoria pedagógica tem acentuado de forma mais pontual o cunho prático- teórico da Pedagogia.
Pedagogia é, portanto, o ato educativo, da prática educativa concreta que se realiza na sociedade como um dos ingredientes básicos da configuração da atividade humana. Já a Educação é, portanto, o conjunto das ações, processos, influências, estruturas, que intervêm no desenvolvimento humano de indivíduos e grupos na sua relação ativa com o meio natural e social, num determinado contexto de relações entre grupos e classes

Relacionados