Abordagens de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 11
4 REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO

O objetivo desta apresentação é mostrar quais são as abordagens usadas na relação professor aluno, a abordagem tradicional trata-se de uma concepção e umas práticas educacionais que persistem no tempo, em suas diferentes formas, e que passaram a fornecer um quadro diferencial para todasas demais abordagens que a ela se seguiram. A abordagem comportamentalista considera a experiência ou a experimentação planejada como a base do conhecimento, o conhecimento é o resultado direto da experiência. A abordagem humanista o professor em si não transmite o conteúdo, dá assistência sendo facilitador da aprendizagem. Na abordagem cognitiva a organização do conhecimento, processamento deinformações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos relativos à tomada de decisões, etc. Já na abordagem sócio-cultural a elaboração e o desenvolvimento do conhecimento estão ligados ao processo de conscientização.

DESENVOLVIMENTO

Na abordagem tradicional tem como característica o adulto como homem já acabado, "pronto" e o aluno um "adulto em miniatura", que precisa seratualizado. O ensino será centrado no professor. O aluno apenas executa prescrições que lhe são fixadas por autoridades exteriores. O objetivo educacional se encontra intimamente relacionado aos valores apregoados pela sociedade na qual se realiza. A reprovação do aluno passa a ser necessária quando o mínimo cultural para aquela faixa não foi atingindo e as provas e exames são necessários para aconstatação de que este mínimo exigido para cada série foi adquirido pelo aluno. O diploma pode ser tomado como um instrumento de hierarquização dos indivíduos num contexto social, que desempenhará um papel de mediador entre a formação cultural e o exercício de funções sociais determinadas. Parte-se do pressuposto de que a inteligência seja uma faculdade capaz de acumular/armazenar informações. Aosalunos são apresentados somente os resultados desse processo, para que sejam armazenados. Evidencia-se o caráter cumulativo do conhecimento humano, adquirido pelo indivíduo por meio de transmissão, de onde se supõe o papel importante da educação formal e da instituição escola. Atribui-se ao sujeito um papel insignificante na elaboração e aquisição do conhecimento. Ao indivíduo que está"adquirindo" conhecimento compete memorizar definições, anunciando leis, sínteses e resumos que lhes são oferecidos no processo de educação formal. Entendida como instrução, caracterizada como transmissão de conhecimentos e restrita à ação da escola. Às vezes, coloca-se que, para que o aluno possa chegar, e em condições favoráveis, há uma confrontação com o modelo, é indispensável uma intervenção doprofessor, uma orientação do mestre. Trata-se, pois, da transmissão de idéias selecionadas e organizadas logicamente. A escola é o lugar por excelência onde se realiza a educação, a qual se restringe, a um processo de transmissão de informações em sala de aula e funciona como uma agência sistematizadora de uma cultura complexa. Considera o ato de aprender como uma cerimônia e acha necessário que oprofessor se mantenha distante dos alunos. Uma escola desse tipo é freqüentemente utilitarista quanto a resultados e programas preestabelecidos. As possibilidades de cooperação entre pares são reduzidas, já que a natureza da grande parte das tarefas destinadas aos alunos exige participação individual de cada um deles.
A ênfase é dada às situações de sala de aula, onde os alunos são "instruídos" e"ensinados" pelo professor. Os conteúdos e as informações têm de serem adquiridos, os modelos imitados. Seus elementos fundamentais são imagens estáticas que progressivamente serão "impressas" nos alunos, cópias de modelos do exterior que serão gravadas nas mentes individuais. Uma das decorrências do ensino tradicional, já que a aprendizagem consiste em aquisição de informações e demonstrações...
tracking img