Abordagens de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1)
Facilmente é possível transpor o caso da narrativa “Dona Dirce quer mudar” com a realidade encontrada nos bancos de muitas instituições de ensino, sobretudo públicas. Historicamente embasou-se na formação da grande maioria dos docentes, o modelo Tradicionalista de ensino-aprendizagem. Encontramos uma gama de problemática como a baixa remuneração, carga horária saturada dosprofissionais, escassez de recursos, entre outros.
Nesse tipo de ensino-aprendizagem o aluno é visto como um mero receptor de informações e fica restringido ao universo de conhecimentos adquiridos pelo professor, a partir de suas vivências e experiências pessoais e profissionais. Realidade essa encontrada na grande maioria das escolas pública brasileiras que, como a sala de aula da Dona Dirce possui emmédia 28 alunos. A lotação exige que o docente lecione seu conteúdo com o cumprimento de um cronograma pré-estabelecido e ao mesmo tempo mantenha a ordem numa sala de aula composta por um número elevado de alunos. Tal situação transforma a relação entre alunos e professor, numa relação tida como vertical e compromete seriamente o ensino se o profissional não sabe lidar com esse tipo deacontecimento.
Além, no ensino tradicional, em sua grande maioria, o processo de aprendizagem se dá de maneira mecânica e decorativa, em que o aluno teve acesso a várias informações e posteriomente passará por um processo avaliativo, onde será cobrado as informações que lhe foram fornecidas anteriormente. Esse tipo de ensino traz fragilidades e questionamentos a respeito do aprendizado e da qualidadedo mesmo. Não estariam sendo os alunos meros reprodutores de um conhecimento filtrado a partir da experiência do lecionador? Por outro lado, o método tem suas vantagens como a de repassar muita informação em pouco tempo. Isso já não seria possível na abordagem construtivista, em que o aluno necessitaria construir o conhecimento por meio da exploração do ambiente ou um objeto e informações do seucotidiano.
Assim como a abordagem Tradicional, a Construtivista também conta com inúmeras vantagens e desvantagens. Nesta, são propostos novos modelos de ensino, que permitem ao aluno conhecer o mundo através da sua própria percepção e estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento mental de cada indivíduo. O estudante deve construir seu próprio conhecimento e tem o seu tempo de evoluçãoe entendimento. O aluno é levado a pensar sobre hipóteses, sendo guiado desde cedo a um raciocínio científico e sistematizado.
No Construtivismo espera-se que os alunos utilizem as experiências próprias para a construção do conhecimento e não há um professor como a principal fonte de conhecimentos. Desta forma não existe um consenso ou um único método para a resolução de determinadoproblema, já que a mesma depende da individualidade de cada um. Neste tipo de abordagem existe uma certa flexibilidade no conhecimento, uma vez que não considera-se as respostas certas ou erradas aos problemas propostos, professores e alunos estão em constante desenvolvimento e a relação entre ambos é igualitária. Na sala de aula da Dona Dirce, o modelo a princípio não funcionou. Para o sucesso do modelonecessitaria de uma sala de aula com um número reduzido de alunos, um profissional mais capacitado e apto a aplicação do modelo e recursos que possibilitem o pensar crítico do aluno em processo de aprendizagem.
Em relação ao processo educacional não existe uma abordagem certa ou específica capaz de abarcar as variadas situações e resolver os problemas encontrados no sistema educacional. Èfundamental que o professor seja um conhecedor das abordagens e tenha o discernimento de saber qual delas utilizar em seu trabalho conforme a realidade em que se encontra. Uma abordagem não é superior ou possui mais sucesso do que a outra, ambas se complementam e podem ser utilizadas conforme a necessidade encontrada e com o auxílio dos diferentes e disponíveis aparatos tecnológicos.
Sem...
tracking img