Abordagem sistemica adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Abordagem Sistêmica da Administração

Neste mundo de competição e cooperação, vemos que as organizações não estão sozinhas, é neste ambiente que as organizações obtêm seus insumos e recursos(entradas e saídas), proporcionando energia, talentos, informação e materiais.
As organizações também depositam seus produtos ou serviços (suas saídas) no ambiente, é retirando insumos que retornam comoprodutos ou serviços pelas atividades organizacionais, funcionando assim como sistemas, agregando valores, criando riquezas, servindo a sociedade em suas necessidades variadas.

Sistemas

Umsistema é um conjunto de partes que desenvolve uma função destinada a atingir um objetivo, fazendo parte de um sistema maior (supra-sistema), e é constituído de sistemas menores (subsistemas).
Elementosfundamentais do sistema:
* Entradas ou insumos (Imputs): o sistema importa e recebe insumos do ambiente, como recursos, energia e informação, que lhe proporciona os meios necessários ao seufuncionamento;
* Saídas ou resultados (outputs): as entradas devidamente processadas e transformadas em resultado são exportadas de novo ao ambiente na forma de produtos ou serviços, energia ou informação.
*Subsistemas: partes do sistema que processam toda a atividade. Ex.: departamentos. A divisão do trabalho exige a especialização das partes do sistema. Os subsistemas são ligados e integrados atravésde uma rede de comunicações.
* Retroação (Feedback): é o efeito de retorno da saída sobre a entrada do sistema, dando ao sistema informações de retorno, no sentido de corrigir ou manter.
* Limites oufronteiras: separação entre o que é a organização e o que é o ambiente que a envolve externamente.
Os sistemas podem ser classificados da seguinte maneira:
* Sistemas Fechados: sistemas cujointercâmbio com o ambiente é pequeno e conhecido, onde uma determinada entrada corresponde uma única e determinada saída.
* Sistemas Abertos: sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o...
tracking img