Gborges

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

1. Introdução.........................................................................................3
2. O modelo japonês de administração da Toyota...........................5
3. A psicologia organizacional da Toyota.......................................6
4. Os processos de negócios da Toyota .............................................7
5. Consideraçõesfinais.........................................................................8
6. Referências bibliográficas..............................................................9
1. Introdução

Iniciado pela rede de fabricação Toyota, o TOYOTISMO ou OHNIISMO surgiu no período após a Segunda Guerra Mundial. Elaborado pelo especialista em produção Taiichi Ohno, da empresa Toyota, e foi caracterizado então como umafilosofia orgânica de produção industrial e adquirindo projeção global, porém só alcançcando condições favoráveis a implementação deste sitema no cenário acidentado de pós guerra em que se encontrava a nação japonesa.

O sistema criado por Ohnoem tal contexto, tendo base no modelo FORDISTA de produção (produção em massa de Henry Ford – modelo proveniente da estrutura da adminstraçãocientífica conduzida por Frederick Taylor). Em tal situação o engenheiro Eiji Toyoda passara alguns meses da década de 50 em Detroid, nos Estados Unidos, analisando o sistema de produção das empresas Ford. Assim em conjuntura a Taiichi Ohno, transformouo modelo americano em um aplicável a realidade da situação japonesa da época, um país com pouco capital, pequeno mercado consumidor interno, escassamão-de-obra e grande necessidade de matéria-prima não especializada.

De acordo com Taiichi, em 1988, “Os valores sociais mudaram. Agora, não podemos vender nossos produtos a não ser que nos coloquemos dentro dos corações de nossos consumidores, cada um dos quais tem gostos diferentes. Hoje o mundo industrial foi forçado a dominar de verdade o sistema de produção múltiplo, em pequenasquantidades.”, aludindo a abordagem diferenciada de seu modelo (personalização dos seus produtos) em contrapartida ao modelo Fordista de produção em massa, tal este que diminuia o custo com a produção em série dos seus automóveis e a estocagem para prontra entrega. Por outro lado o sistema Toyota lidava com a redução dos custos tendo com o base do seu sistema de produção a absoluta eliminação dodesperdício, a aplicação do “just in time” (política de prontra entrega da mercadoria sem a necessidade de produção em larga escala para estocagem, ou seja uma mecânização flexível da produção) e a automação de suas fábricas.

Os disperdícios que o sistema de Ohno visam eliminar são: a supertrodução, tempo de espera, transporte, estoque, movimentação e defeitos, que pode se entender por desperdíciode matéria-prima e mão-de-obra, entre outros. Estes desperdícios, sanados pela política do “just in time” e a automação, tiraram do processo de fabricação a superespecialização dos operários, utilizada por Ford, cedendo lugar para a especialização dinâmica ou flexível, onde os trabalhadoresagora são treinados para exercer funções diversas nas linhas de montagem. O controle de qualidade foi aplicadode forma intensa, reduzindo o tempo, mão-de-obra e matéria-prima utilizada na fabricação de novas peças não defeituosas. Para isso surgiu o trabalho de equipe, cujos líderes surpevisionava todas as peças no final de cada linha de montagem e além disso era apto a substituir qualquer funcionário em causa de falta. Incentivando assim a competitividade dentro de cada grupo para assumir o cargo delíder dentro de seu grupo e os forçcando a um rigoroso controle de qualidade e redução do tempo de produção. Desta forma a produção fora mecânizada, administrando a classe operária por estresse, e explorando o máximo potencial de cada um, tendo em vista que o bem-estar e o interesse pessoal dos trabalhadores não sobrepunham os interesses empresarias.

Analisando os métodos adotados pela...
tracking img