Abordagem nutricional de paciente com obesidade, hipertensão arterial sistêmica, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, diabetes mellitus e úlcera venosa.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
DANIELA DE SOUZA VIEIRA

ABORDAGEM NUTRICIONAL DE PACIENTE COM OBESIDADE, HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA, INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO, INSUFICIÊNCIA CARDÍACA, DIABETES MELLITUS E ÚLCERA VENOSA.

Tubarão
2011
DANIELA DE SOUZA VIEIRA

ABORDAGEM NUTRICIONAL DE PACIENTE COM OBESIDADE, HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA, INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO,INSUFICIÊNCIA CARDÍACA, DIABETES MELLITUS E ÚLCERA VENOSA

Projeto de Conclusão de Estágio apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica do 9º semestre do Curso de Nutrição da Universidade do Sul de Santa Catarina, Campus Tubarão.

Orientadora: Profª. Cristini da Rosa Turatti, Esp.

Tubarão
2011
DANIELA DE SOUZA VIEIRA


ABORDAGEM NUTRICIONAL DE PACIENTE COM OBESIDADE,HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA, INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO, INSUFICIÊNCIA CARDÍACA, DIABETES MELLITUS E ÚLCERA VENOSA



Este Projeto de Conclusão de Estágio foi julgado adequado ao aproveitamento semestral do 9º semestre na disciplina de Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica do curso de Nutrição, da Universidade do Sul de Santa Catarina, Campus Tubarão.

Tubarão, 06 de julho de 2011.______________________________________________
Profª. e Orientadora Cristini da Rosa Turatti, Esp.
Universidade do Sul de Santa Catarina


______________________________________________
Rodrine Oenning
Nutricionista

Dedico este trabalho a minha família e meu namorado por toda a dedicação e carinho e por me ajudar a nunca desistir dos meus sonhos e objetivos.
AGRADECIMENTOSAgradeço em primeiro lugar, a Deus, porque Ele sem nós é Deus, nós sem Ele não somos nada.
Aos meus pais, Eliane e Domingos, que foram os responsáveis pela realização do meu sonho. Muito obrigada!
A minha irmã, Liliane, por todo amor, carinho e amizade que sempre me dedicou e que me fortaleceu nos momentos que mais precisei.
Ao meu namorado Hudson, por me apoiar, me incentivar e estarao meu lado em todos os momentos, sempre com amor e carinho.
À orientadora Cristini da Rosa Turatti por toda a atenção, dedicação, experiência e paciência. Agradeço pela orientação.
A minha grande amiga Paula, que esteve presente, me ajudando e me fazendo rir mesmo em momentos difíceis.
As minhas amigas e colegas de estágio, companheiras durante as atividades de estágio. Muito obrigada portodos os momentos.
A todos os professores, através deles conheci um mundo novo de informações.
Enfim, a todas as pessoas que auxiliaram na realização deste trabalho.

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo da Vinci).
RESUMO

Introdução: A obesidade provém de um desequilíbrio no metabolismo energético entre o consumo dealimentos e o gasto energético. O Diabetes “Mellitus”(DM) é caracterizado como uma desordem do metabolismo causada pela falta relativa de insulina ou absoluta, ou pela incapacidade da insulina de exercer adequadamente seus efeitos metabólicos. A insuficiência vascular periférica é uma das principais complicações do diabetes mellitus, ocorrendo o aparecimento de varizes que podem ocluir vasos sanguíneos,gerando hipertensão vascular, úlceras entre outros. A hipertensão arterial sistêmica (HAS), assim como o diabetes mellitus, é considerada uma das complicações da obesidade, sendo uma patologia de múltiplas etiologias, de fisiopatogenia multifatorial, que atua causando lesões nos órgãos-alvos. A doença arterial coronariana (DAC) é conceituada como Infarto agudo do miocárdio ou isquemia em uma oumais artérias, resultante em necrose ou dano nos tecidos, constituindo a principal forma de cardiopatia responsável pelas mortes. A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome caracterizada por anormalidades da função do ventrículo esquerdo e da regulação neuro-hormonal, acompanhada de intolerância ao esforço, retenção hídrica e diminuição da expectativa de vida. Objetivo: Realizar uma conduta...
tracking img