Abordagem constitucional bio direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Fernanda Fonseca Pinto Ferreira dos Santos
Campus: Nova Iguaçu Turno: Manhã Disciplina: TCC
TEMA: BIODIREITO – CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS

Abordagem Constitucional

Cabe considerar quea Carta de 1988, como marco jurídico de transição ao regime democrático, alargou significativamente o campo dos direitos e garantias fundamentais, em relação à matéria colocando-se entre asconstituições mais avançadas do mundo. Assim, a análise constitucional em relação às pesquisas com células-tronco embrionárias é necessária porque ela é o parâmetro a ser seguido, é a partir da sua análise quetoda legislação deve ser interpretada.
Muito embora se discuta tanto em relação ao direito à vida quando se debate sobre as pesquisas com células-tronco embrionárias, observando-se a Constituição darepública de 1988, podem-se extrair outros artigos que embasam um pleno debate constitucional sobre a temática.
Partindo para uma análise constitucional acerca das pesquisas com células-troncoembrionárias, alguns dispositivos constitucionais merecem destaque:
O primeiro dispositivo que merece ser tratado é o do título I, dos princípios fundamentais, que em seu art. 1º, inciso 3º daConstituição Federal de 88, diz que a dignidade da pessoa humana é algo que deve ser protegido pelo Estado.
Outro é o artigo 5º da Constituição Federal de 88, o qual diz que todos são iguais perante a lei, semdistinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, [...].Tem-se também como direito amparado pela Constituição em seu artigo 225 caput e §1º, II o direto de proteção com relação ao meio ambiente, à qualidade de vida e ao patrimônio genético.
A Constituiçãode 88 protege o direito à vida não somente nos incisos acima explanados, como também protege os direitos e garantias individuais, por meio de cláusula pétrea, ou seja, imutável quando menciona...
tracking img