Abordagem comportamental - contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Abordagem Comportamental

A contabilidade é um campo de estudos que depende da compreensão dos aspectos comportamentais envolvidas em seu processo. Neste sentido, a comunidade de pesquisadores tem buscado estudar a relação entre contabilidade e comportamento humano (behavioral accounting) através das abordagens de teorias da psicologia.

Origens

-A teoria comportamental representa umdesdobramento da teoria das relações humanas, rejeitando concepções ingênuas e românticas da teoria das relações humanas. -A teoria comportamental critica a teoria clássica, havendo autores que vêem no behaviorismo uma verdadeira antítese à teoria da organização formal, aos princípios gerais da administração, ao conceito de autoridade formal e à posição rígida e macanística dos autores clássicos.
-Ateoria comportamental surge no final da década de 1940 com uma redefinição total dos conceitos administrativos: ao criticar as teorias anteriores, o behaviorismo na Administração não somente reescalona as abordagens, mas amplia o seu conteúdo e diversifica a sua natureza.


Proposições Sobre a Motivação Humana
 
Para explicar o comportamento organizacional, a Teoria Comportamentalfundamenta-se no comportamento individual das pessoas. Para explicar como as pessoas se comportam, estuda-se a motivação humana. Os autores behavioristas verificaram que o tomador de decisão precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.


Organização como UmSistema Social Cooperativo

Uma organização somente existe quando ocorrem conjuntamente três condições:

a)      Interação entre duas ou mais pessoas.
b)      Desejo e disposição para a cooperação.
c)      Finalidade de alcançar um objetivo comum.
 
Teoria das Decisões

Decisão é o processo de análise e escolha entre as alternativas disponíveis de cursos de ação que a pessoa deveráseguir. A decisão envolve seis elementos, a saber:

1.      Tomador de decisão
2.      Objetivos
3.      Preferências
4.      Estratégia
5.      Situação
6.      Resultado
 
Etapas do Processo Decisorial


1.      Percepção da situação que envolve algum problema
2.      Análise e definição do problema
3.      Definição dos objetivos
4.      Procura de alternativas de solução ou de cursosde ação
5.      Escolha (seleção)da alternativa mais adequada ao alcance dos objetivos
6.      Avaliação e comparação das alternativas
7.      Implementação da alternativa escolhida
 
Decorrências da Teoria das Decisões

O processo decisorial permite solucionar problemas ou defrontar-se com situações. A subjetividade nas decisões individuais é enorme. Simon dá alguns recados:

a)     Racionalidade limitada
b)      Imperfeição nas decisões
c)      Relatividade das decisões
d)      Hierarquização das decisões
e)      Racionalidade administrativa
f)        Influência organizacional


Comportamento Organizacional
 
Comportamento organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar.Por ser sistema cooperativo racional, a organização somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam. Por essa razão, a organização caracteriza-se por uma racional divisão do trabalho e hierarquia. Da mesma forma que uma organização tem expectativas acerca de seus participantes, quanto às suasatividades, talentos e potencial de desenvolvimento, também os participantes têm suas expectativas em relação à organização. As pessoas ingressam e fazem parte da organização para obter satisfação de suas necessidades pessoais através de sua participação nela. Para obter essas satisfações, as pessoas estão dispostas a fazer investimentos pessoais na organização ou a incorrer em certos custos. Por...
tracking img