Abiogenese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A
Abiogenese vs biogenese
INTRODUÇÃO
Através dos séculos, muitas hipóteses têm sido propostas para explicar a origem da vida na face da Terra. Até fins do século passado, a hipótese mais simples, aceita pelo povo em geral pela maior parte dos cientistas, era que seres vivos podem se originar de material não vivo.
A teoria que diz que seres vivos podem, em determinadas condições, formar-se apartir de matéria bruta, denomina-se Abiogênese ou Teoria da Geração Espontânea . Apesar de ainda aceita por alguns indivíduos de pouca instrução, esta teoria está morta, cientificamente, desde fins do século XIX. A queda definitiva da abiogênese foi causada pelas brilhantes experiências de Louis Pasteur .
A queda da teoria da geração espontânea causou, entretanto, grande polêmica em torno doproblema da origem da vida: como apareceram os seres vivos, se eles não podem se originar da matéria bruta ? A explicação mais simples foi atribuir a origem da vida a uma criação divina. A primeira apresentação científica do problema foi o livro "A origem da vida", do químico russo A I Oparin, é verdadeira e que , realmente, os seres vivos devem sua origem a certas propriedades físicas e químicas daTerra primitiva. Nada de sobrenatural parece Ter sido envolvido na origem dos seres vivos, apenas tempo e leis físicas e químicas naturais, operando nas condições reinantes num ambiente primitivo.
Em experiências bem elaboradas, nas quais as condições da Terra primitiva são simuladas os cientistas têm sido capazes de reproduzir, no laboratório alguns passos importantes, que há bilhões de anosdevem Ter contribuído para a formação dos primeiros seres vivos.
Geração Espontânea
A crença na geração espontânea vem desde tempos remotos. Povos antigos da China, da Índia e do Egito já eram adeptos desta teoria. Foi Aristóteles, entretanto, o maior divulgador da geração espontânea (abiogênese). Este filósofo, baseado em suas observações , concluiu que seres inferiores podem originar-se,espontaneamente, de matéria não viva.
Até fins da idade média, filósofos e cientistas ilustres como Willian Harvey, célebre por seus trabalhos sobre circulação sangüínea, René Descartes e Isaac Newton, aceitavam a geração espontânea.
Jean Baptitste van Helmot, célebre médico de Bruxelas, autor de brilhantes trabalhos sobre fisiologia vegetal, foi um grande adepto da teoria da geração espontânea. Helmotchegou a elaborar uma "receita" para produzir ratos por geração espontânea. Dizia ele: "coloca-se, num canto sossegado e pouco iluminado, camisas sujas. Sobre elas espalham-se grãos de trigo e o resultado será que, em 21 dias, surgirão ratos".
A hipótese que os ratos vêm de fora não era levada em consideração.
Em 1688, com uma experiência simples, mas bem controlada, o médico e biologistaitaliano Francesco Redi pôs abaixo a teoria da geração espontânea.
Para observar o comportamento dos "vermes" que aparecem na carne em putrefação. Redi colocou alguns destes organismos num recipiente fechado. Após alguns dias , os vermes tornaram-se imóveis e assumiram formas ovais, escuras e duras.
As cascas duras quebraram-se após alguns dias , e do interior de cada uma saiu uma mosca, semelhantes asque são vistas diariamente nos açougues ,sobrevoando a carne. Destas observações, Redi concluiu que os "vermes"da carne podre constituem uma etapa do ciclo de vida de certas espécies de mosca .Estas larvas então, deveriam surgir de ovos colocados pelas próprias moscas na carne e não por geração espontânea : a carne servia apenas como alimento para as larvas.Para ostentar esta hipótese. Redirealizou a seguinte experiência : colocou pedaços de carne em alguns frascos de boca larga, tapou metade dos frascos com uma tela, enquanto a outra metade ficava aberta. Nos frascos abertos, onde as moscas entravam e saiam ativamente , surgiu uma grande quantidade de larvas. Nos frascos fechados, onde as moscas não conseguiam entrar, não apareceu nenhuma larva, apesar de muitos dias terem se passado...
tracking img