Abelhas em meio urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIVERSIDADE DA FAUNA URBANA DE MELIPONÍDEOS NO MUNICÍPIO DE SÃO SIMÃO-GO
Helen Martins Silva (UEG)
Graduando em Ciências Biológicas, PIVIC/UEG, Universidade Estadual de Goiás, Quirinópolis (GO) – helen.silva@venergia.com.br
Fabiana Aparecida Silva Palhares (UEG)
Graduando em Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Goiás, Quirinópolis (GO) – faby_palhares@hotmail.com
Flávia Santana(UEG)
Professor (a) do Curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Goiás, Quirinópolis (GO) – fassantana@yahoo.com.br

Introdução

As abelhas compõem um dos maiores clados da ordem Hymenoptera, com cerca de 16.000 espécies, agrupadas em gêneros e subgêneros, porém estima-se que existam no mundo mais de 20 mil espécies, sendo que pelo menos 3000 ocorrem no Brasil (OLIVEIRA, KERR,2000). A maioria delas não formam colônias e são conhecidas como abelhas solitárias. As que formam colônias são chamadas de "abelhas sociais". Destas, de 300 a 400 não possuem ferrão (CARVALHO-ZILSE et al., 2005). Alguns exemplos de abelhas sem ferrão encontradas no Brasil: jataí (Tetragonisca angustula), mandaçaia (Melipona quadrifasciata), uruçu (Melipona sp), borá (Tetragona sp) e tataíra oucaga-fogo (Oxytrigona sp)
As abelhas têm sido criadas para produção de mel, cera, pólen e própolis. A produção varia entre as espécies, sendo dependente da flora (YAMAMOTO et al., 2007). Entretanto, muito mais importante que esses produtos é a polinização de plantas úteis propiciada por esses insetos (MARINHO et al., 2005). Elas constroem os seus ninhos com materiais diversos, que encontram nanatureza, e também com outro material secretado por elas: a cera e o cerume basicamente (MARINHO et al., 2005)
O homem contemporâneo tem alterado profundamente o ambiente em que vive (TANURA; LAROCA, 2001; LAROCA; ORTH, 2002). Isso modifica a disponibilidade e a qualidade de diversos recursos bióticos, assim como parâmetros físicos e químicos do ambiente, como permeabilidade do solo emicroclima. Tais modificações alteram a abundância e diversidade de espécies vegetais e animais, fazendo das áreas urbanas ecossistemas peculiares. (OLIVEIRA, SILVERIA, 1998).
Como consequência, algumas espécies de abelhas são levadas à extinção. Este fato pode afetar diretamente muitas populações de plantas. Entretanto, em certas circunstâncias, algumas espécies de abelhas, podem tornar-serelativamente abundantes em ambientes urbanos (TAURA; LAROCA, 2001)
Assim, torna-se necessária a realização de levantamentos de espécies, principalmente de abelhas sem ferrão, com o objetivo de coletar dados que sejam relevantes para subsidiar ações voltadas para a preservação dessa espécie. Além disso, as espécies vegetais que servem como locais de nidificação para as abelhas nas cidades podemfazer parte de listas de plantas a serem utilizadas no paisagismo urbano e também para reflorestamento. Outras espécies constroem seus ninhos em fendas de rochas, construções, etc. (VELTHUIS, 1997).

Objetivos

Este trabalho tem por objetivo identificar as abelhas encontradas no Município de São

Metodologia

Foram realizadas coletas de abelhas no Sudoeste de Goiás no município de SãoSimão quinzenalmente de agosto de 2011 a junho de 2012, com o uso de rede entomológica e manualmente sendo colocadas posteriormente em álcool 70 % nos seguintes bairros cidade de São Simão (GO): Vila Bela, Jardim Liberdade I, Cemig, Setor aeroporto e Multirão I e II.
Após as coletas, as abelhas foram montadas em alfinetes entomológicos e etiquetadas com todos os dados pertinentes paraposterior identificação, para serem registradas e armazenadas.
Durante a coleta foi feita inspeção nas ruas das cidades, e obtidas informações a pessoas da comunidade sobre a ocorrência de ninhos em suas residências ou proximidades. Ao serem encontradas colmeias foram coletados os seguintes dados: altura do ninho, tipo de substrato, e a situação do ambiente próximo ao ninho (vegetação, água,...
tracking img