Projeto de metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVESIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PICOS
CURSO: BACHARELADO EM AGRONOMIA
BLOCO: I PERÍODO: 2010.2
ALUNO: RONATY SILVA SOUSA

APICULTURA: POTENCIAL NA GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA

Projeto de pesquisa solicitado como parte integrante da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, ministrada pela Professora Mestre Claudécia Leite, do curso de Agronomia daUESPI, campus de Picos – PI.

PICOS – PIAUÍ
NOVEMBRO / 2010.
APICULTURA: POTENCIAL NA GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA

APRESENTAÇÃO

O seguinte projeto mostra a apicultura como um grande potencial na geração de emprego e renda. A apicultura é uma das atividades capazes de causar impactos positivos, tanto sociais como econômicos, além de contribuir para a manutenção e preservação dos ecossistemasexistentes. A cadeia produtiva da apicultura propicia a geração de inúmeros postos de trabalho, emprego e fluxo de renda, principalmente no ambiente da agricultura familiar, sendo dessa forma, determinante melhoria da qualidade de vida e fixação do homem no meio rural. O Brasil apresenta características especiais de flora e clima que, aliado à presença da abelha africanizada, lhe conferem umpotencial fabuloso para a atividade apícola, ainda pouco explorada.

APICULTURA: POTENCIAL NA GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA

1. INTRODUÇÃO
Apicultura é a criação de abelhas para que elas possam, a partir do néctar das flores, produzir mel e outros produtos. As abelhas do gênero Apis, são boas produtoras de mel, além do mel, produzem geléia real, cera, própolis e outros produtos. A apiculturapossui grandes vantagens como: um bom retorno econômico é uma atividade viável e até mesmo em regiões de clima seco, a venda de seus produtos pode ser um excelente negócio, o mel tem grande aceitação no mercado, tanto nacional como internacional, e as abelhas fazem a fecundação das flores das lavouras, aumentando assim a produtividade dos frutos. Em muitas regiões já se utiliza a apicultura comofonte de renda e para produzir alimento para a própria família. A apicultura é defina por muitos pelo seu potencial na geração de trabalho e renda, possibilitando fornecer as bases materiais de apoio aos produtores rurais. Uma boa localização contribui para uma maior diversidade do quadro natural que propicia as condições ideais para a apicultura, no caso do semi – árido e da presença da caatinga, oapicultor chega a obter cinco ou seis colheitas por ano, aumentando assim a produtividade. Na região Nordeste, no estado do Piauí, a produção apícola é uma expressiva concentração, principalmente em três microrregiões: microrregião do Alto Médio Canindé, microrregião de Picos e microrregião de São Raimundo Nonato. A apicultura no Brasil é uma atividade que tradicionalmente teve a sua produçãovoltada para o mercado externo, aumentando, no final do século XX, sua participação no mercado internacional. Um componente importante da produção melífera é a necessidade de uma base de natureza sustentável, a atividade está direcionada a produção de mel orgânico, isso faz com que torne – se elemento diferenciador no processo de comercialização e da conquista de novos mercados, tanto nacional comointernacional. Apicultor é a pessoa que se encarrega de cuidas das abelhas.
O seguinte projeto visa apresentar de maneira prática, que juntamente com as ações de pesquisa e desenvolvimento que vem sendo executadas em áreas que se referem à apicultura, que irão favorecer o aumento da competitividade do setor, tanto no mercado interno, como para o externo, contribuindo para elevar o país a umaposição de destaque e mostrar a apicultura como potencial na geração de muitos empregos e renda, em ambiente de agricultura familiar.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Antes da inserção da apicultura, boa parte do território brasileiro era marcado pelo predomínio das atividades agrícolas de subsistência, tendo os trabalhadores rurais centrado a sua produção para o cultivo do feijão, do milho e de outras...
tracking img