Gestao ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Abelhas: heroínas ou vilãs? Muita gente vê as abelhas como vilãs porque elas picam, mas picar é uma forma natural delas se defenderem! Na verdade, elas são heroínas, pois prestam um serviço fundamental para vida em nosso planeta: a polinização.

Polinização? O que é isso? Polinização vem da palavra PÓLEN, que é a estrutura masculina de reprodução das plantas. O pólen são minúsculos grãosproduzidos nos órgãos masculinos da flor que, juntos, parecem um pó que pode ter cores diferentes dependendo da planta de origem.

Afinal, o que é a polinização? É o transporte do pólen, do local onde ele é produzido, para a parte feminina da flor. Esse transporte pode ser feito, naturalmente, pelo vento, pela água e por animais como as abelhas.

Como as abelhas fazem a polinização? Elas são insetosque possuem muitos pelos no corpo e estes pelos são próprios para a coleta de pólen e isto torna as abelhas importantes polinizadores.

Mas qual é o papel dos pelos na polinização? Ao buscar alimento nas flores o pólen gruda facilmente nos pelos da abelha e assim ela transporta esse pólen para a parte feminina de outras flores, polinizando-as.

Nós precisamos da polinização para viver! Vocêcome feijão? Come frutas e verduras? Toma leite e come algum tipo de carne?
Pois é! Todos esses alimentos vêm de alguma forma das plantas. O gado, as cabras os porcos e outras criações animais que nos fornecem leite e carne também se alimentam de plantas ou de parte delas.

Mas qual é a relação entre alimentos e polinização? Para formar novas plantas e para gerar sementes e frutos as plantasprecisam se reproduzir e, para que a reprodução ocorra, a maioria delas precisa ser polinizada primeiro.

Então a polinização é necessária para a produção de alimentos? Sim, mas não somente para o homem e os animais domésticos, também para os animais silvestres que vivem nas florestas, campos e nas cidades. Além disso, as sementes formarão novas plantas que poderão servir como abrigo para muitosanimais e outras plantas, poderão fornecer madeira para as construções humanas, fibras para produção de tecidos e outros produtos.

Você sabia que:
Nem todas as abelhas possuem ferrão? No Brasil e em outros países tropicais existem abelhas que não picam, conhecidas como abelhas sem ferrão. Elas vivem em sociedade e produzem um mel saboroso e medicinal.

Existem muitas espécies de abelhas semferrão no Brasil? São mais de 300 espécies e algumas delas vivem conosco no ambiente urbano como: a jataí (foto 1), a iraí (foto 2), a mirim (foto 3) e a tubuna. Elas fazem seus ninhos nas árvores (em troncos ou raízes), em muros e paredes, caixas de luz, barrancos ou no subsolo.

As abelhas sem ferrão também polinizam as plantas? Além daquelas do ambiente natural, as abelhas sem ferrão contribuemcom a reprodução das plantas das praças e jardins das cidades, polinizando os pés de pitanga, manga, jaboticaba, goiaba, ameixa etc. Isso resulta em deliciosas frutas para nós e para os animais silvestres que vivem nas áreas urbanas.

A maioria das abelhas vive de modo solitário? Nas áreas urbanas e em ambientes naturais, além das abelhas que vivem em sociedade, existe uma grande diversidade deabelhas que vivem sozinhas (solitárias), de variadas tamanhos e cores como as mamangavas que visitam o maracujá, as abelhas coletoras de óleo e as abelhas metálicas.

Certas plantas não dão frutos sem as abelhas solitárias? Nesse caso, sem o polinizador não há fruto: sem as mamangavas não há maracujás (vídeo: www.youtube.com/watch) e sem as abelhas coletoras de óleo não há acerolas.

Agoraque você já sabe a importância das abelhas para a polinização procure saber como você pode contribuir para conservá-las em sua cidade e na natureza!



Foto 1 – Abelha sem ferrão conhecida como JATAÍ visitando as flores de limonete - planta ornamental utilizada em áreas urbanas. Foto 2 – Abelhas sem ferrão conhecida como IRAÍ coletando o pólen amarelo da flor de Ora-pro-nobis em área...
tracking img