Fluxo circular - schumpeter

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Minas Gerais
Faculdade de Ciências Econômicas

Segunda Avaliação da disciplina: História do Pensamento Econômico
Professor: Hugo da Gama Cerqueira



No primeiromomento Schumpeter desenvolve um conjunto de teoria tomando como base o que ele chama de fluxo circular. Isso está relacionado ao um ponto de equilíbrio econômico onde todas as ações econômicas sãodeterminadas por regras consistentes com uma sociedade em inércia. Nesse fluxo circular os mecanismos de trocas encontram um sentido continuo determinado pelos hábitos da população e a produção, do mesmomodo, é determinada o pela experiência do passado, Ou seja, o produtor procura produzir de acordo com as informações empíricas que tem sobre a demanda.
Desse modo, o equilíbrio é parte de uma questãoque se relaciona ao ponto onde o homem se equilibra em sua rotina e que a sociedade se mostra em uma situação que não deseja se deslocar como se fosse um sistema fechado onde tudo que é produzido tem umdestino certo e serve para garantir as necessidades da população. Porem as situações nem sempre sofrem dessa inércia e por isso a sociedade tem de se adaptar aos novos contextos.
Para examinar comoa economia se comporta nesse caso de mudança, Schumpeter, busca os elementos na essência dos fenômenos econômicos. A produção é em ultima instancia sempre produto do trabalho e da terra, todos osprodutos são compostos por esse dois insumos mesmo que indiretamente, os bens de consumo imediatos são produzidos utilizando muitas vezes outros produtos que não são esses dois porem esses outros produtossão feitos pelo conjunto de trabalho e terra seria como uma rede de produção onde a base produtiva é sempre esse dois elementos. Desse modo a teoria do valor de Schumpeter nos diz que todo o valor dequalquer mercadoria esta relacionada aos custos de produção que no fim de toda a rede de produção é somente os custos com trabalho e terra, portanto nesse esquema não há lucros reais.
Schumpeter...
tracking img