Urbano viii contra galileu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
URBANO VIII CONTRA GALILEU: UMA DISPUTA DESIGUAL


Entrar na Basílica de São Pedro em Roma é como caminhar para dentro do Grand Canyon. Experimenta-se o mesmo sentimento de grandeza, de impressionante majestade. Ambos são em escala tão grande que um mero ser humano se sente insignificante – o que, no caso de São Pedro, é exatamente o efeito que seus criadores pretendiam produzir.
Maioredifício religioso do mundo, a basílica tem o comprimento de dois campos de futebol, cobre 1,6 hectares e comporta até 50 mil pessoas. Em um de seus vastos mosaicos, a pena com que escreve São Marcos mede quase um metro e meio! A basílica demorou mais de um século para ser planejada e construída, e praticamente todos os grandes arquitetos e artistas do final do século XV ao inicio do século XVII –incluindo Michelangelo, Rafael, Bernini, Sangallo e Bramante – estiveram envolvidos em seu projeto. Mármore, bronze, dourados e espaços que se projetam para o alto combinam-se para criar uma experiência avassaladora.
É só aos poucos que outros aspectos da notável estrutura começam a resolver-se em detalhes inteligíveis. Um desses detalhes é o grande baldaquim de bronze – quatro grossas colunasespiraladas sustentando um magnificente dossel de bronze sobre o túmulo de São Pedro. Assomando à altura do não muito distante Palazzo Farnese, ele domina o centro da basílica.
Ao aproximar-se do baldaquim, os visitantes vêem emergir ainda um outro conjunto de detalhes. Na base das colunas acham-se alguns curiosos baixos-relevos ovais esculpidos em mármore, representando três abelhas voando emformação. Esse desenho é o brasão da família Barberini, e aparece não menos de oito vezes ao redor da base do baldaquim, e também ao redor do topo.
Os Barberini remontam à Florença do século XI. Por volta do século XVI, a família tinha acumulado fortuna e exercia grande influência. Em 1623, Maffeo Barberini, então um cardeal de 55 anos, foi eleito Papa Urbano VIII, acrescentando com isso a força daIgreja Católica Romana ao poder político e financeiro da família. No devido tempo, Urbano distribuiu ao seu redor uma parte dessa influencia adicional, tornando cardeais um irmão e dois sobrinhos e dando a um terceiro sobrinho o principado de Palestrina.
Urbano não iniciou a construção da basílica de São Pedro, mas ela foi concluída durante seu pontificado, e sua marca é vista não apenas nobaldaquim, mas ao largo de toda a imensa estrutura. A presença mais óbvia é a extraordinária escultura de bronze de Sua Santidade, com seu braço direito erguido em uma bênção, ou talvez em uma advertência. Ele está acompanhado de duas figuras de mármore representando a Caridade e a Justiça. Uma grande placa de mármore sobre a entrada da basílica proclama a importância de Urbano para a construção.
Suasabelhas também são vistas enxameando entre as folhas de louro que adornam as colunas do baldaquim, e também em outros locais de Roma – no grande Palazzo Barberini, que hoje hospeda a Galeria Nacional de Roma, e na deliciosa Fontana delle Api, a fonte das abelhas.
Alguns estudiosos dizem que as abelhas dos Barberini simbolizam o nome original da família do papa, Tafani, isto é, "moscardo”; outrosmantêm que as abelhas são o símbolo da divina providência; outros ainda dizem que elas representam a diligencia e a produtividade, e de fato Urbano esteve sempre ocupado reconstruindo e embelezando a cidade. Apesar de tudo, é muito difícil evitar pensar, em vez disso, no ferrão da abelha. Houve, por exemplo, o caso de Marco Antonio de Dominis, um herético reincidente que morreu na prisão antes dojulgamento, mas cujo corpo e obras foram queimados por ordem de Urbano em 1624.
Esse foi o poder que Galileu Galilei teve diante de si quando ele e Urbano subiram ao ringue nos primeiros anos do século XVII. Por uma grande ironia, ao mesmo tempo em que o belo baldaquim estava sendo dedicado em São Pedro, onde a Caridade e a Justiça acompanhavam Urbano, ele estava batendo pesado em Galileu,...
tracking img