Abcd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração Científica ou Escola Clássica de Administração:
Marcadamente, para atingir seus objetivos quantitativos específicos, as organizações que atuam nas sociedades industriais têm como características fundamentais,
* a rígida hierarquização social;
* a divisão do trabalho e a especialização do trabalhador;
* a padronização dos processos, dos movimentos e das tarefas atreladaao controle sistemático do tempo de execução e produção – linha de montagem;
* e a conformidade dos indivíduos que nelas atuam de seus papéis, funções e situações.

Os exemplos mais significativos desse tipo de abordagem organizacional são as empresas que, no início do século XX, se enquadraram e se nortearam pelos pressupostos da teoria científica, ou melhor, que se apropriaramprincipalmente dos modelos taylorista/ fordista de administração. É salutar dizer que, os precursores do taylorismo/ fordismo focavam essencialmente as tarefas e o tempo de execução. Acreditavam que, controlando o tempo, monitorando rigorosamente e melhorando a maneira como as tarefas eram realizadas, podia-se alcançar graus mais elevados de eficiência. A partir desse modelo, o da Administração Científica,novas abordagens e práticas foram incorporadas aos modelos pensados e implementados por Friedrick Taylor e Henry Ford.
Henri Fayol desempenhou papel importante nesse contexto, ao pensar a administração como um campo específico e independente dos demais processos de gestão e dos demais campos ou setores da produção como, por exemplo, o financeiro, o técnico, o de produção e o de pessoas. Fayolconstatou que a função da Administração é a de gestão desses campos e, portanto, cabe à administração e aos administradores planejar, organizar, controlar e dirigir as ações dos demais campos ou setores da organização.
Diante desse inovador quadro, os aderentes da chamada Escola Clássica abriram espaços importantes nas organizações para se pensar o papel dos gerentes e de novos conceitos, tais como aliderança e a capacidade motivacional dos gestores. As organizações passaram a ser vistas e pensadas a partir dos seus aspectos sociais, ou ainda, como grupos sociais em que pessoas desenvolvem atividades diversas e se relacionam para utilizar, transformar e gerir recursos. Enfoque Humanista e a Abordagem Comportamental:
Ao contrário das abordagens anteriores que enfocavam essencialmente osaspectos técnicos, o enfoque humanista ou a abordagem comportamental sustenta a necessidade da ciência da gestão organizacional em valorizar a pessoa a partir de um processo de humanização e democratização da Administração, a partir das experiências realizadas em Hawthorne e do ideário de John Dewey e Kurt Lewin. Para Oliveira (2007), os pensadores do enfoque comportamental perceberam que os indivíduosrepresentam “o foco principal do conhecimento, da informação, decisão, ação e avaliação de todas as atividades da empresa” (p. 4).
Essa abordagem passou a ser pensada a partir das experiências realizadas em Hawthorne. Nas experiências, Elton Mayo descobriu a importância dos fatores psicológicos e sua relação com o ambiente físico e cultural nas organizações. Mayo detectou, em um primeiromomento, que os aspectos físicos e materiais dos locais de produção tinham pouca ou nenhuma influência sobre a produtividade dos operários. Ao submeter os operários a situações adversas de produção e constatar que a produtividade dos mesmos não diminuiu ou pouco se alterou, Mayo passou a sustentar, portanto, que os aspectos fisiológicos exerciam pouca influência na produtividade.
Como decorrência dessaimportante descoberta, Mayo percebeu também os indivíduos tendem a ser mais fiéis aos grupos em que estão inseridos – grupos de pessoas com as quais possui maior afinidade ou respeito dentro das organizações – do que necessariamente as regras e normas das organizações. Isso significa dizer que dentro das organizações existem dois tipos distintos de ambientes: os ambientes formais e os informais....
tracking img