Abccc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O corpo sígnico
Jaqueline Ferreira

SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros ALVES, PC., and MINAYO, MCS., orgs. Saúde e doença: um olhar antropológico [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1994. 174 p. ISBN 85-85676-07-8. Available from SciELO Books .

All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported. Todo o conteúdo deste trabalho, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não adaptada. Todo el contenido de esta obra, excepto donde se indique lo contrario, está bajo licencia de la licencia Creative Commons Reconocimento-NoComercial-CompartirIgual 3.0 Unported.

O CORPO SÍGNICOJAQUELINE FERREIRA

Este estudo concentra-se na área de Antropologia Médica. Este ramo da Antropo­ logia é definido como um campo de estudo que se preocupa com como as pessoas, em diferentes culturas e grupos sociais, explicam as causas relacionadas a saúde e doença, as crenças sobre tipos de tratamentos e a quem recorrer quando doente. Ε também o estudo das crenças e práticas relativas aocorpo, tanto nos estados de saúde como no de doença. Meu objetivo é buscar a representação de corpo doente, mais especificamente a expressão do corpo doente apresentada ao médico pelos pacientes, através dos sintomas. Igualmente busco relacionar estes sintomas a aspectos observados clinicamente na consulta médica. A metodologia, portanto, centra-se na observação participante, em entrevistas e naobservação da consulta médica realizada na Lomba do Pinheiro, uma vila de classes populares situada na zona leste de Porto Alegre . Inicialmente destaco que o corpo é pensado, representado e passível de leituras diferenciadas de acordo com o contexto social, tornando-se assim um importante objeto de estudo dentro das ciências sociais. O corpo é um reflexo da sociedade, não sendo possível conceberprocessos exclusivamente biológicos, instrumentais ou estéticos no comportamento humano. Ao corpo se aplicam sentimentos, discursos e práticas que estão na base de nossa vida social. Por sua vez, o corpo é emblemático de processos sociais. Neste sentido, o estudo do corpo torna-se imprescindível não só para especialistas das áreas biomédicas como para os cientistas sociais. Para os especialistas daárea da saúde, a importância deste estudo concentra-se no fato de que o corpo é o depositário de processos biológicos indicadores de saúde ou doença para o indivíduo. Foucault (1980), em O Nascimento da Clínica, nos mostra como o corpo, sendo espaço de doença, torna-se um texto passível de diferentes leituras em busca de significados tanto para o doente, no processo de desencadear sintomas, como parao clínico, quando

*

Minha inserção no campo deu-se através do consultório médico, espaço criado com o fim específico de desenvolver esta pesquisa, aliando, desta forma, minha formação em Medicina Geral Comunitária com a Antropologia Médica.

persegue sinais, indícios, ao examinar o corpo do outro, o doente, e encontra assim as formas visíveis da doença. As sensações corporaisexperimentadas pelos indivíduos e as interpretações médicas dadas a estas sensações serão feitas de acordo com códigos específicos a estes dois grupos. A capacidade de pensar, exprimir e identificar estas mensagens corporais está ligada a uma leitura que procura determinada significação. Esta leitura está na dependência direta da representação de corpo e de doença vigente em cada grupo. Neste sentido, o corpopode ser tomado como um suporte de signos, ou seja, suporte de qualquer fenômeno gerador de significação e sentido. Para tornar isto mais claro tomemos como exemplo um indivíduo que em determinada ocasião sente uma "dor de barriga". Esta dor o incomoda e portanto ele pensa em procurar um médico. Ao consultar o médico terá que relatar a sua dor, e para isto procura palavras que este médico...
tracking img