Os impactos da cultura digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Quem hoje não se pergunta como as pessoas antigamente conseguiam viver sem a internet? Como as empresas conseguiam se comunicar?

A Web mudou a forma com que as pessoas se comunicam antes uma informação que levava dias para chegar ao outro lado do mundo, hoje demora segundos.

Nos últimos anos, assistimos ao crescimento exponencial das novas mídias ancoradas no potencialinterativo da rede mundial de computadores, as chamadas mídias sociais, e também como a Web influenciou na vida das pessoas e nas organizações

Pela primeira vez na história, as tecnologias de comunicação passaram a permitir a interação, a colaboração e intercâmbio de informações em tempo real, sem as barreiras da distância física ou de processos lineares, introduzindo uma nova fase no processocomunicacional. A segunda geração da internet, também chamada de social media ou web 2.0.

Mas nem tudo é tão lindo na internet, e nem todos impactos que foram gerados para as pessoas ou organizações foram agradáveis.

Neste trabalho mostraremos um pouco desses impactos e seus principais aspectos, e como tais mudanças vem interferindo no comportamento das pessoas nessa nova realidade da culturadigital.

DESENVOLVIMENTO

Hoje, estamos passando por mudanças em todas as áreas da sociedade. A mudança no mundo da comunicação é sentido sobre toda a vida social, no trabalho ou no lazer, principalmente na maneira com que se comunicam.

A utilização de novas tecnologias cria e recriam todos os dia novas formas de interação, identidades pessoais, hábitos sociais, criando uma nova sociedade. Osrelacionamentos pessoais não ocorrem somente pelo contato face a face entre os indivíduos, agora passaram a ser feitas pelo computador, de qualquer parte do mundo. A Informação e o conhecimento tornaram-se indispensáveis para o cidadão neste novo tempo que se estabelece: a era da informação, ou era do virtual da informação e do conhecimento.

IMPACTOS NO COTIDIANO DAS PESSOAS

O homem modernotem incluído a alta tecnologia na sua vida cotidiana, o que vem fazendo que ele se isole cada vez mais, refletindo no seu convívio social. Com o advento dos computadores que interligam todos os lugares não há separação da casa e do trabalho, as pessoas não precisam morar nas grandes cidades para se manter informadas, isso é facilmente conseguido com as novas tecnologias.

A revolução digital,trouxe para as pessoas o que as grandes cidades já não oferecem mais, tais como:

- segurança, uma vez os índices de violência nas grandes cidades cresceu muito nos últimos anos.

- lazer sem gastar muito, hoje em dia o lazer além de ser influenciado pelos índices de violências encontra-se cada vez mais caro.

- conforto, pois sem sair de casa temos acesso a quase todos os locais do mundo natela do computador.

Por outro lado, as pessoas deixam de ter um convívio social face a face. As redes de comunicações (ciberespaço) em tempo real tem contribuído para o surgimento de uma sociedade estruturada através da conectividade generalizada, preocupando-se apenas com o presente vivido coletivamente.

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Outro tipo de sociedade que aparece é a sociedade dainformação, esse surgimento se deve ao fato da explosão do desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação. Essa sociedade é formada por um público altamente culto e educado que tem acesso ao conhecimento.

As novas tecnologias podem causar muitos impactos na família dentre eles pode-se destacar a ameaça de valores, onde o computador acaba tirando um pouco do convívio em família. Por ser umatecnologia nova os filhos muitas vezes acabam tendo que ensinar aos pais a utilizar essa tecnologia, havendo aqui uma inversão de quem ensina e quem aprende. Há também o excesso de pager, palm, agenda eletrônica etc.

As pessoas adquirem novas tecnologias sem, no entanto, ter uma aplicação para elas,
isso acontece às vezes pela pressão do próprio mercado ou simplesmente para manter uma imagem...
tracking img