A perda da infancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Perda da Infância de Crianças influentes da Mídia e suas conseqüências
Desde o século XV a criança era vista como um ser insignificante e a infância era algo inexistente. Isso ocorria em todas as classes sociais, sendo que, para as mais pobres era algo mais intenso, uma vez que as crianças realizavam trabalhos equivalentes aos de adultos e sofriam muito, perdendo suas próprias vidas.
Pormais que atualmente as crianças já tenham ganhado uma certa consideração em nossa sociedade, por muitas vezes, crianças ainda continuam exercendo papel de adultos que ao invés de estudar para legitimar seu direito garantido por lei (escola), trabalha para dar sustento a família que lhe pôs no mundo.
Isso acontece em diversas classes sociais, sendo mais claramente identificado com as crianças pobresdo sertão que realizam tarefas que apenas conseguem extrair como bonificação quantias equivalentes ou aproximadas a R$1,00.
Analisando toda essa trajetória das crianças na história, mais especificamente o fato das mesmas estarem trabalhando, escolhemos falar sobre a perda da infância de crianças influentes na mídia, que é outra situação em que as mesmas estão trabalhando, porém pra quem asassiste em casa as vezes não se da conta de que aquela criança esta exercendo papel de trabalhador e deixando de viver momentos importantes para o desenvolvimento psíquico do ser que é a infância.
Para melhor abordar o tema, escolhemos falar sobre a infância/vida do falecido cantor Michael Jackson e para realizar esse trabalho extraímos noticias de jornais (mídia impressa) como nos foi orientado querelatavam fatos de sua infância e as conseqüências desse ocorrido em sua vida. Coletamos os artigos do jornal “EXTRA” publicados nos dias 26, 27 e 28 de junho.
Na primeira publicação que coletamos que foi a do dia 26/06/09 foi feita uma retrospectiva da vida do Michael Jackson desde os primeiros momentos em que ele foi “apresentado” a mídia, com relatos sobre os maus tratos do pai que era ummetalúrgico que trabalhava como musico nas horas vagas e era frustrado por não ter conseguido fazer sucesso, acreditava que os seus filhos deveriam realizar todos os sonhos que ele não tinha conseguido conquistar. Além de impossibilitar que Michael Jackson vivesse sua infância, ainda falava mal da aparência do filho que cresceu sem conseguir se aceitar.
Na publicação do dia 27/06/2009 foi mostrada astransformações do cantor que pode ser observada por nós através das mudanças físicas que ele se submeteu nos dando a entender o quanto ele buscava por uma felicidade que ele havia idealizado uma frase que nos fez constatar isso foi “Se acontecia tudo isso por fora, imagina o que não acontecia por dentro”.
No dia 28/06/2009 os filhos do Michael Jackson foram expostos a mídia nos fazendo recordaro quanto o mesmo preservava a imagem dos filhos para que eles fossem o que quisessem ser, ao contrario do que tinha acontecido com ele.
Coletamos também uma entrevista do “Jornal do trem” onde uma psicóloga conta que a vida da criança é dividida em duas etapas, a primeira dos 0 a 7 anos e a segunda dos 7 aos 14 e que essa primeira etapa é muito importante pois é quando a criança esta começando adesenvolver sua personalidade, ela diz que nessa primeira fase é o momento em que a criança deve brincar e estar em contato com outras crianças pois nesse momento ela é muito influenciada pelos adultos. Ela diz também que a criança que é obrigada a fazer aquilo que não quer quando criança cresce um adulto sem autoconfiança. Relacionamos essa entrevista com a infância do Michael Jackson.
Alémdessas publicações, separamos duas entrevistas do jornal “Expresso” e “Extra” respectivamente sobre a Maísa e sobre a filha dos cantores Joelma e Ximbinha da banda “Calypso” para relacionar a outro exemplo de perda de infância por trabalho e uma possível volta ao “caso Michael Jackson”.
Através das sínteses das entrevistas, pode-se ver que o estrago é causador de praticamente todos os seus males,...
tracking img