Abate de aves

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRÉ-ABATE
Inicialmente é necessário observar os cuidados pré-abate, que são: repouso da ave em gaiolas; jejum de alimentos sólidos, por pelo menos 6 horas (para evitar que os intestinos cheiospossam se romper e liberar material fecal contaminando a carcaça) com água à vontade; limpeza do local de abate; aquecimento da água de escaldagem (para depenação); afiação das facas; preparação dosutensílios; preparo dos recipientes para receber as sobras.

CAPTURA
A captura das aves deve ser realizada com rapidez. Deve-se agrupar o lote facilitando a sua captura. As aves devem ser capturadasindividualmente e levados pelas duas pernas. Deve ser cuidadosamente segura na posição vertical. Se forem evadas em grupos, nunca levar mais que três aves na mão. Elas devem ser carregadas sem causardesconforto e ferimento aos animais.

TRANSPORTE
Recomenda-se realizar o transporte à noite, lembrando que na hora do abate, o primeiro lote que chegou ao abatedouro será o primeiro a ser abatido. Osanimais são transportados em gaiolas, sendo que em cada. No inverno é possível realizar o transporte de 45 kg e no verão 38 kg. Em dias muito quentes é necessário molhar as aves para a realização dotransporte evitando assim a morte de alguns animais. Ao chegar ao abatedouro, os caminhões devem ficar em plataforma de descanso com ventiladores com aspersão de água.

INSENSIBILIZAÇÃO
Todo animalantes do abate deve passar pela insensibilização. Esse processo dura 7 segundos e é feito para que não ocorra o sofrimento da ave. Esta técnica pode ser feita através de gás, sendo um processo poucousual devido ao alto custo, portanto na maioria das vezes a insensibilização é realizada através do eletro narcose, que nada mais é a imersão da ave em água com corrente elétrica causando um choque namesma. A voltagem do choque é de acordo com o fabricante. O eletro narcose diminui a eficiência da sangria e pode, também, inibir parcialmente as reações bioquímicas post-mortem, atuando na maciez do...
tracking img